Em comercialização desde finais de 2021, o DS 4 Cross apresenta-se como a versão mais aventureira do crossover compacto da DS. A gama começa nos 30 980 € da versão Bastille com motorização 1.2 PureTech de 130 cv.
Mais exclusivas, as versões Cross existem apenas com os níveis de equipamento Trocadero e Rivoli. Com o mesmo bloco de três cilindros a gasolina, o preço sobe para os 36 880 € (Trocadero) e 40 280 € (Rivoli). O salto é mais pequeno quando comparado com o DS 4 Trocadero (36 180 €) ou Rivoli (39 580 €).
Optar pelo DS 4 Cross é olhar para além das proteções plásticas da carroçaria. A rebeldia do estilo pode ser acompanhada pelo sistema Advanced Traction Control.
Advanced Traction Control
Opcional nos dois níveis de equipamento, o sistema melhora a motricidade com os modos de condução Areia, Neve e Lama. A estes junta-se o controlo de descida Hill Assist Descent Control.
Para além da programação eletrónica, o Advanced Traction Control inclui jantes específicas de 19''. Estas estão equipadas com pneus mistos para uma melhor tração fora de estrada.
Foi esta precisamente a versão Cross que conduzimos no evento organizado pela DS para recordar as qualidades do DS 4. Enquanto crossover com forte vocação urbana, o DS 4 Cross acerta na muche.
Posição de condução elevada
Combina a tão apreciada posição de condução elevada dos SUV com o requinte associado à alta-costura francesa para oferecer um automóvel único. Goste-se ou não da imersão em losangos do interior, este vence pela originalidade.
Facilitada pela caixa automática de oito velocidades, comum a todas as motorizações, a condução flui com naturalidade. Capaz de manter velocidades de cruzeiro elevadas com consumos moderados, o motor BlueHDi (1.5 de 130 cv) revelou-se um corredor de fundo. Só não lhe peçam destreza nas ultrapassagens.
Para voos mais altos o motor PureTech 225 a gasolina é a escolha indicada. Este encontra-se apenas com o nível de equipamento Rivoli (45 880 €).