Depois do modelo topo de gama DS 7, a DS apresenta agora a renovação da sua proposta de entrada, o DS 3. Modelo que tal, como o irmão maior, perde a designação Crossback, enquanto a versão 100% elétrica ganha motor e bateria de maiores dimensões. Encomendas em Portugal a partir de outubro.
Revelado por ocasião da última Paris Fashion Week, o novo DS 3 ganha, desde logo, uma face renovada, fruto de uma grelha redesenhada, ampliada e melhorada com pontas de diamante em preto brilhante ou cromadas.
Igualmente retocadas, foram as DS Wings, além dos badges na grelha e capot, ao passo que os novos projectores LED, de série em toda a gama, dão um olhar mais incisivo e dinâmico ao modelo. Sendo que, disponível, está ainda um opcional e ainda mais evoluído DS Matrix LED Vision.
Já a pensar mais na aerodinâmica, não apenas o desenho da nova grelha, como também de ambos os pára-choques, além dos aerofólios que enquadram a grelha inferior de entrada de ar.
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Finalmente e a par da já emblemática barbatana de turbarão de tubarão e dos puxadores de porta embutidos, uma traseira com um novo detalhe em preto lacado, que recebe a assinatura 'DS Automobiles', além de jantes de novo design, novos tons e com medidas que variam entre as 17 e as 18 polegadas. Qualquer uma delas conjugáveis com um dos sete tons de carroçaria.
Novo posto de condução
Passando ao habitáculo, destaque para um posto de condução renovado com um novo volante, assim como para um novo ecrã central de alta definição com 10,3 polegadas que passa a ser de série. Além de integrar uma versão específica do novo sistema de infotainment 'DS Iris System'.
Com quatro níveis de equipamento – Bastille, Performance Line, Performance Line +, Rivoli e o topo de gama Opera -, referência para os novos bancos em couro granulado Preto Basalte, proposto de série no nível Rivoli e como opção no Performance Line, ao passo que, na versão de entrada Bastille, novos bancos em tecido Peruzzi Cinzento Silicon, com revestimento do tablier e dos painéis das portas em grão do tipo escamado.
Já no capítulo das tecnologias, o sistema Visio Park 2, a garantir, entre outras mais-valias, assistência ao estacionamento com visão a 360°, gerada a partir de novas câmaras digitais de alta resolução. Além de assistência ativa à manutenção na faixa de rodagem, leitura de painéis de velocidade, com feedback de informação no cluster, travagem automática de emergência até aos 85 km/h.
Com motores para todos os gostos
Passando às motorizações, uma oferta que engloba tanto motores de combustão, a gasolina e Diesel, como uma variante 100% elétrica. Esta última, a encerrar as maiores novidades e que passam pela adopção de um novo motor elétrico, um novo redutor, assim como uma nova bateria.
Soluções que acabam contribuindo para um novo trem de força elétrico desenvolvido com base no conhecimento granjeado pela marca no Mundial de Fórmula E e que consegue anunciar uma potência máxima de 156 cv e um binário de 260 Nm, a uma tensão de 400V.
Quanto à bateria, de 54 kWh (50,8 kWh úteis), permite carregamentos mais rápidos (até 80% da capacidade e apenas 25 minutos, quando em tomadas de 100 kW; 100% da carga em 5 horas, quando em corrente alterna de 11 kW), além de uma melhor autonomia (402 km WLTP) e consumos (12,6 kWh/100 km), assim como uma vida útil mais longa.
A par desta motorização elétrica, dois motores a gasolina – PureTech 100 com caixa manual de 6 velocidades e PureTech 130 com caixa automática de 8 velocidades – e um motor Diesel – BlueHDi 130 acoplado à mesma caixa automática de 8 velocidades.
Encomendas a partir de outubro
Já apresentado, o renovado DS 3 vai poder ser encomendado, numa das quatro DS Stores existentes em Portugal, a partir do início de outubro.
Quanto a preços, ainda não são conhecidos.