Eis as novidades... e preços. Novo DS 3 já disponível em Portugal

Sucessor natural do DS 3 Crossback, o novo DS 3 acaba de chegar a Portugal, com novidades na estética, tecnologia, motorizações e gama.

Sucessor natural do DS 3 Crossback, o novo DS 3 acaba de chegar a Portugal, anunciando não apenas novidades na estética exterior, mas também na tecnologia, motorizações e até na gama. A qual começa, a partir de agora, nos 32 mil euros, sensivelmente.

Apresentado no último Salão Automóvel de Paris, o novo DS 3, que a partir desta nova geração perde também a designação Crossback, estreia, desde logo, uma nova secção frontal, mais eficiente e dinâmica, resultado não só de uma grelha redesenhada e novos projectores LED, como também de novos pára-choques. Com a atenção ao detalhe a abarcar, inclusivamente, os badges colocados na grelha e no capot, os quais ganham um novo acabamento.

Já na traseira, a aplicação de um novo detalhe em preto lacado a sublinhar as luzes e tampa da bagageira, a qual passa igualmente a ostentar a assinatura 'DS Automobiles', com letras em aço inoxidável polido.

O DS 3 ganha vários retoques no exterior, visando um acentuar do charme e do savoir-faire que a marca francesa faz questão de afirmar
O DS 3 ganha vários retoques no exterior, visando um acentuar do charme e do savoir-faire que a marca francesa faz questão de afirmar

Revista foi ainda a oferta em termos de jantes, que, com tamanhos que variam entre as 17 e as 18 polegadas, passam a ostentar um design completamente novo, destacando-se numa carroçaria para a qual estão disponíveis um total de sete cores exteriores, desde os opacos até aos metalizados, passando pelos nacarados. Nos quais, acrescente-se, figuram duas novas tonalidades: Vermelho Diva e Lacquered Grey.

LEIA TAMBÉM
Já o conduzimos. DS 3 E-Tense renova-se com mais potência e autonomia

Passando ao interior, uma revisão dos materiais propostos, também consoante o nível de equipamento escolhido, a par de um posto de condução também ele evoluído, nomeadamente, com a introdução de um novo volante, do qual passam a fazer parte os comandos da assistência ao condutor e os botões do sistema de infotainment, a par das patilhas para accionamento da caixa de velocidades automática.

Também novo, é o ecrã central de alta definição com 10,3 polegadas, de série, tecnologia a que se junta, ainda, a navegação conectada, o reconhecimento de voz inteligente, o sistema Visio Park 2 com assistência ao estacionamento através de visão a 360°, assistência ativa à manutenção na faixa de rodagem, leitura de sinais de limite de velocidade e travagem automática de emergência.

O novo ecrã central de alta definição de 10,3" é uma das novidades no habitáculo do DS 3
O novo ecrã central de alta definição de 10,3" é uma das novidades no habitáculo do DS 3

Com novo motor elétrico a estrear

Quanto às motorizações, uma oferta que contempla vários tipos de motores, desde o gasolina ao Diesel, além do elétrico.

Aliás, este último é, mesmo, a maior novidade, desde logo, por estrear o novo motor elétrico síncrono híbrido (HSM) do grupo Stellantis produzido na unidade francesa de Trémery-Metz e que, procurando aproveitar o know-how adquirido na Fórmula E, anuncia uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário máximo de 260 Nm, a uma tensão de 400V. Sendo que e graças também a uma arquitectura optimizada com uma bomba de calor, além de várias evoluções aerodinâmicas, este novo DS 3 E-Tense ganha cerca de 84 km de autonomia, face ao anterior DS 3 Crossback E-Tense, lançado em 2019.

Conjugado com uma também nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis), este novo DS 3 E-Tense anuncia, ainda, carregamentos mais rápidos e que podem demorar apenas 30 minutos, no caso da utilização de carregadores com potências de 100 kW em corrente contínua (mas também 5h15m, quando recorrendo a potências até 11 kWh em corrente alternada), mas também maiores autonomias, que a norma WLTP fixa nos 404 km, mas que uma utilização exclusivamente urbana pode elevar acima dos 500 km.

Disponível com motores a gasolina e Diesel, é, no entanto, na versão elétrica, que as maiores atenções se concentram
Disponível com motores a gasolina e Diesel, é, no entanto, na versão elétrica, que as maiores atenções se concentram

A pensar nos condutores mais conservadores, a disponibilização de dois motores a gasolina, Puretech de 100 cv com caixa manual de seis velocidades (CVM6), e PureTech de 130 cv, com caixa automática de oito velocidades, além de uma só proposta a gasóleo, BlueHDi de 130 cv, acompanhado de caixa de velocidades automática de oito velocidades (EAT8).

Preços a partir de 32.035€

A terminar, referência para uma gama que, basicamente, retoma o princípio iniciado com o novo DS7 e que aposta na simplificação, traduzida em cinco níveis de equipamento - Bastille, Performance Line, Performance Line+, Rivoli e Ópera.

Conjugados com as motorizações disponíveis, estas versões apresentam como preços, no caso do 1.2 PureTech 100 CVM6, 32.025€ (Bastille) e 32.525€ (Performance Line), ao passo que, com a versão de 130 do mesmo motor a gasolina, orçam os 34.875€ (Bastille), 35.375€ (Performance Line), 37.975€ (Performance Line+), 38.525€ (Rivoli) e 42.125€ (Ópera).

O novo DS 3 chega a Portugal com cinco níveis de equipamento e quatro motores
O novo DS 3 chega a Portugal com cinco níveis de equipamento e quatro motores

Já com o 1.5 BlueHDi 130 EAT8, preços a partir de 37.615€ (Bastille), 38.115€ (Performance Line), 40.715€ (Performance Line+), 41.265€ (Rivoli) e 44.865€ (Ópera), enquanto a motorização elétrica DS 3 E-Tense inicia-se nos 43.150€ (Bastille), 43.650€ (Performance Line), 46.250€ (Performance Line+), 46.800€ (Rivoli) e 50.400€ (Ópera).