A DS Automobiles acaba de lançar, em Portugal, novas motorizações híbridas para os modelos DS 3 e DS 4, sem necessidade de carregamento externo. Mas que e ainda assim, anunciam consumos mais baixos, fruto, também, da capacidade de completar mais de 50% dos trajectos urbanos, sem quaisquer emissões. Desconhecidos, são, no entanto, os preços.
Prometendo, entre outras vantagens, um benefício de cerca de 40% nos consumos de gasolina, ao mesmo tempo que anuncia eficácia e flexibilidade na utilização, estas novas motorizações HYBRID recorrem a um três cilindros 1.2 litros a gasolina de 136 cv e 230 Nm, a funcionar no ciclo Miller, associado a uma nova caixa automática de dupla embraiagem e seis relações e-DCS6.
Integrado na caixa, um motor elétrico de 21 kW (28 cv) e 55 Nm, apoiado por uma bateria de iões de lítio NMC de 0,9 kWh, a qual tem por missão alimentar o sistema elétrico, através de carregamento automático.
Aplicado no DS 3, este novo trem de força garante não só acelerações do 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos, ou seja, 1,2s mais rápido que no modelo térmico equivalente, com motor PureTech 130 Automatic, além de cumprir os 1.000 metros, em aceleração, em 29,7 segundos, menos 1,1 segundos que o "irmão" térmico.
LEIA TAMBÉM
Além de novos serviços. DS Portugal apela à viagem com os novos DS 3 e DS 9
Já no caso do DS 4 HYBRID, uma melhoria, face ao DS 4 com motorização PureTech 130 Automatic, de 1,2 segundos, na aceleração dos 0 aos 100 km/h, a qual passa a ser de 10,4s, enquanto os 1.000 metros após o arranque são cumpridos em 31,7 segundos, ou seja, menos 1,3s.
DS 4 HYBRID disponível com novos equipamentos
Prometendo ajudar os condutores que optem por estas versões a maximizar a eficiência, nomeadamente, através da disponibilização de toda a informação necessária no momento da entrega dos veículos, a DS Automobiles Portugal refere, ainda, que, no caso do DS 4 HYBRID, estão igualmente disponíveis novos níveis de equipamento, de nome 'Pallas' e 'Étoile', cada um com dois packs de opções distintos.
Com uma estética exterior idêntica, da qual fazem parte os DS Wings, as ponteiras de escape em Preto Brilhante e as jantes especiais de 19 polegadas, a versão Pallas apresenta, no entanto, um interior em tecido Tungsténio Diamante com Lona DS Preta, além de novo padrão de pespontos no assento e costas.
Já no domínio do conforto, soluções como os vidros laterais laminados acústicos à frente e sistema Clean Cabin com Air Quality System, integrado no sistema de ar condicionado automático bi-zona, além de e em termos de tecnologia, o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Aviso de Saída de Faixa de Rodagem e Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros, com Câmara de Marcha-atrás.
Quanto ao nível de equipamento 'Étoile', propõe dois interiores em Alcantara Preto, com novos pespontos, ou em Couro kappa Castanho Crioulo, com estofos tipo pulseira de relógio, ao mesmo tempo que disponibiliza bancos elétricos com aquecimento, sistema de infotainment DS Iris System com DS Smart Touch e DS Extended Head-Up Display. Mas, também, faróis DS Matrix LED Vision, vidros traseiros escurecidos com vidros laterais laminados acústicos, bem como o Pack Deteção de Tráfego Traseiro.
Finalmente e no caso dos dois packs de opções, a versão 'Pallas' pode acrescer o Comfort e o Tech, enquanto, para o Étoile, existe o Absolute Comfort e Absolute Tech. Estes últimos, a prometerem o melhor ao nível do conforto e da tecnologia disponíveis na marca, nomeadamente, a condução semiautónoma DS Drive Assist 2.0 de Nível 2, bancos com função de massagem, sistema de som FOCAL Electra e Vision 360.