Itália acusa DR Automobiles de esconder origem chinesa dos carros

A Autoridade da Concorrência de Itália está a investigar a DR Automobiles porque tem motivos para acreditar que a empresa não foi...

A Autoridade da Concorrência de Itália está a investigar a DR Automobiles porque tem motivos para acreditar que a empresa não foi transparente relativamente ao local onde os seus veículos são produzidos, a China.

O pequeno fabricante italiano de automóveis DR Automobiles está envolvido numa polémica por alegadamente ter escondido dos consumidores acerca do local onde os veículos são produzidos. 

A empresa tem vindo a comercializado em Itália veículos fabricados na China desde 2006, mas agora enfrenta uma investigação conduzida pela Autoridade da Concorrência de Itália por não informar corretamente a origem dos seus veículos no seu site e nas campanhas de publicidade.

A DR Automobiles está a alcançar excelentes resultados em 2023, tendo vendido 24.200 veículos nos primeiros nove meses, correspondendo a um crescimento de 48% face ao ano anterior e a uma quota de mercado de 2%.

A Auto News Europe refere o regulador italiano está particularmente interessado nos modelos das marcas DR e EVO comercializados pela empresa. A gama é constituída pelo compacto DR 1, pelo SUV coupé DR 3, pelos SUV DR 4 e DR 5, assim com dois SUV grandes conhecidos com DR 6 e DR 7. A marca comercializa ainda a pick-up PK8.

LEIA TAMBÉM
Carros europeus produzidos na China. Sabe quais são?

Os veículos são montados por vários fabricantes chineses, incluindo a Chery, JAC e BAIC. As autoridades italianas, incluindo as aduaneiras, fizeram recentemente inspecções na sede da DR Automobiles. "Em alguns casos, a empresa omitiu informação relevante acerca da origem dos seus veículos, sugerindo que são totalmente produzidos em Itália, embora tudo indique que sejam de fabrico chinês", refere, em comunicado, a Autoridade da Concorrência de Itália.