DPD Portugal investe em frota elétrica e novas instalações

Com a inclusão de 70 novas viaturas, a frota elétrica da DPD Portugal aumenta para um total de 127 veículos e muitos deles estarão baseados

Com a inclusão de 70 novas viaturas, a frota elétrica da DPD Portugal aumenta para um total de 127 veículos e muitos deles estarão baseados nas novas instalações de Loures.

A DPD Portugal colocou em operação mais 70 viaturas elétricas e respetivos carregadores e anunciou o investimento de 28 milhões de euros num novo centro de distribuição em Loures, com 12.000 m2.

Com a introdução de mais 70 viaturas de distribuição, a frota elétrica da DPD Portugal aumentou para um total de 127 veículos para distribuição de encomendas em várias cidades do país. 

Para 2023, a previsão é alargar a frota elétrica para 208 viaturas, o que representará 28% do total no nosso país. Com esta expansão, o operador líder no mercado doméstico de transporte expresso, volta a afirmar-se como protagonista na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e com maior bem-estar e segurança dos cidadãos.

Frota elétrica é para crescer

"Temos, desde o início da nossa atividade, bem presentes o impacto que a nossa atividade tem nas emissões de CO2. Percebemos que não podíamos reagir com indiferença a este facto e, por isso, assumimos desde cedo o compromisso de melhorar a qualidade da vida urbana", refere Olivier Establet, CEO da DPD Portugal. 

"É sempre gratificante assistir à concretização dos objetivos que definimos e, assim, observar o grande contributo que estamos a dar no que toca a impulsionar uma mobilidade verde e, consequentemente, um planeta mais sustentável. O objetivo é, assim, continuar a chegar a mais cidades com a nossa frota verde, bem como reforçá-la nas cidades em que já circula", sublinha o responsável da DPD Portugal.

LEIA TAMBÉM
1099 km. Camião elétrico bate recorde mundial de autonomia

O processo de eletrificação da frota da DPD teve início em 2019 com a introdução em Lisboa de 55 veículos Mercedes-Benz eSprinter. Entretanto, a empresa decidiu este ano alargar a medida a outros pontos do território nacional. 

Assim, a DPD irá promover a distribuição descarbonizada nas cidades do Porto (com 46 viaturas elétricas), Seixal (com quatro), Guarda (com uma), Évora (com duas), Viseu (com duas), Leiria (com três), Faro (com cinco) e Funchal (com cinco).

Novo centro de distribuição em Loures

Para apoiar a sua operação na Grande Liisboa, a DPD Portugal vai investir 28 milhões de euros no seu maior centro de distribuição no nosso país. Com 12.000 m2, o novo espaço estará localizado em Loures e irá concentrar as operações de São João da Talha e dos Olivais. As obras deverão estar concluídas em maio de 2023.

O novo centro de distribuição irá dar resposta ao aumento de atividade em Lisboa, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Mafra, Torres Vedras, Alenquer e Carregado. Além de concentrar as atividades de triagem e distribuição também irá reunir todos os serviços administrativos. 

O novo centro logístico também irá receber uma nova máquina de triagem com um  sistema de crossbelt único em Portugal. Além disso, e em linha com a estratégia verde de negócio da DPD, o novo edifício terá uma certificação Breeam Excellent – sistema de avaliação internacional desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), que permite medir o grau de sustentabilidade ambiental dos edifícios – e disponibilizará, também, 120 postos de carregamento elétrico para veículos da sua frota.