O Fórum DPAI/ACAP 2022 foi marcado pelo lançamento da plataforma MotorData Pós-venda e pela apresentação dos resultados preliminares de um estudo elaborado pelo ISEG Executive Education.
A plataforma que permite a consulta e comparação de indicadores de mercado do após-venda, MotorData Pós-venda foi apresentada oficialmente durante o Fórum DPAI/ACAP, que decorreu em Lisboa.
O MotorData Pós-venda automóvel consiste na nova ferramenta estatística para o setor do após-venda independente e foi desenvolvida para ajudar as empresas a conhecer a sua performance face à média do setor e a extrair dados estatísticos.
A plataforma permite o acesso a indicadores económico-financeiros do sector do pós-venda, nomeadamente, das empresas de peças independentes, distribuidores de pneus, retalhistas de pneus e reparação independente.
LEIA TAMBÉM
Grupo Nors avança com fusão das operações de aftermarket
Além disso também permite a obtenção de informação relativo ao parque de veículos automóveis, de motociclos e de tractores agrícolas, detalhado pelas características técnicas dos veículos e por código postal.
Os utilizadores registados do MotorData Pós-venda automóvel também têm acesso às matrículas diárias e mensais de veículos automóveis e de motociclos, novos e importados usados em Portugal, detalhadas pelas características técnicas dos veículos, assim como aos registos de propriedade de veículos automóveis, de motociclos e de tractores agrícolas, novos, usados e importados usados, detalhados pelas caraterísticas técnicas dos veículos e por código postal.
Estudo do aftermarket em Portugal
No Fórum DPAI/ACAP também foram apresentados os dados preliminares do estudo "O Aftermarket em Portugal: o Presente e o Futuro", fruto de uma parceria entre a ACAP e o ISEG Executive Education.
O objetivo deste trabalho é fazer uma caracterização do canal independente do aftermarket automóvel em Portugal e a procura a ele dirigida. Além disso procura ainda perspetivar a evolução futura da procura dirigida ao canal independente do aftermarket automóvel, em função das inovações tecnológicas no sector automóvel e das alterações nas preferências dos clientes e avaliar as consequências do referido anteriormente, nas estratégias futuras do canal independente do aftermarket automóvel, através da realização de inquéritos aos consumidores e às empresas desta atividade.
A apresentação dos resultados finais decorrerá no dia 25 de janeiro de 2023.