A Dourogás e a TST estabeleceram uma parceria que prevê o fornecimento de gás natural aos 17 autocarros Iveco Crossway CNG que se encontram ao serviço da empresa de transportes no Lote 3 da concessão de transporte de passageiros lançada pela recém-criada Transportes Metropolitanos de Lisboa - Carris Metropolitana para a Área Metropolitana de Lisboa.
Os 17 novos autocarros a gás natural comprimido (GNC) adquiridos pela TST - Transportes Sul do Tejo à Iveco Portugal são abastecidos pela Dourogás GNV, ao abrigo de um contrato estabelecido entre a empresa do Grupo Dourogás e o operador de transporte público rodoviário de passageiros.
Os 17 novos veículos Iveco Crossway LE 12M City CNG estão em operação desde o início de julho em carreiras de serviço público nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
"Esta parceria com a TST está alinhada com a estratégia e matriz do Grupo Dourogás, baseada na inovação e na disponibilização de soluções de transição energética e descarbonização que, em simultâneo, ajudem os nossos clientes a reduzir substancialmente os custos operacionais com o combustível", esclarece João Filipe Jesus, diretor-geral da Dourogás GNV.
"Ao longo dos últimos anos a Dourogás GNV congratula-se de ser um parceiro cada dia mais presente no processo de descarbonização das frotas de veículos nacionais, auxiliando na redução significativa da pegada ambiental das mesmas," adianta o responsável.
Menor impacto ambiental
Por sua vez, Paulo Pires, Managing Director da Arriva em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da TST, refere que ""parcerias como esta são absolutamente fundamentais para o avanço do tão necessário processo de descarbonização em curso no país, nomeadamente no setor dos transportes públicos".
Os novos autocarros Iveco Crossway LE 12M City CNG adquiridos pela TST estão alinhados com as políticas ambientais e de sustentabilidade da transportadora.
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Atendendo à quilometragem media anual expectável de cada um dos autocarros GNC adquiridos, que se prevê que seja na ordem dos 90.000 quilómetros por viatura, espera-se uma redução, durante os sete anos da concessão, de cerca de 2500 toneladas de CO2.
O GNC, recorde-se, proporciona uma redução de emissões de CO2 na ordem dos 20% a 25% e é isento de dióxidos de enxofre, praticamente eliminando os níveis de emissão de partículas poluentes, apresenta-se como uma alternativa competitiva aos combustíveis tradicionais.
Além da melhoria da qualidade do ar, o GNC proporciona ainda uma substancial redução do nível de ruído, uma preocupação a ter em conta especialmente no contexto das grandes áreas metropolitanas do país.
De referir também que os motores ciclo Otto, movidos a Gás Natural Comprimido, e presentes nos novos autocarros da TST, são totalmente compatíveis com o biometano enquanto combustível de origem 100% renovável.