Pesa 750kg! Donkervoort F22 é um superdesportivo com motor Audi

O novo superdesportivo da Donkervoort é o F22 que pesa apenas 750 kg e está equipado com motor Audi de 492 cv. A produção será limitada

O novo superdesportivo da Donkervoort é o F22 que pesa apenas 750 kg e está equipado com motor Audi de 492 cv. A produção será limitada a 75 unidades, sendo que a maioria está vendida.

O mais recente supercarro da Donkervoort é o F22, mas o seu nome não é uma alusão à quinta geração do caça furtivo utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos, mas à primeira filha do CEO da empresa Denis Donkervoort, Filippa, que nasceu a 22 de maio de 2022.

Apesar de um visual muito semelhante ao D8 GTO, a verdade é que o F22 não partilha com esse modelo uma única porca ou painel da carroçaria. A Donkervoort reivindica que se trata de um novo supercarro para uma nova era.

O estatuto de supercarro é alcançado graças à relação potência-peso de 666 cv por tonelada, um valor melhor do que o Bugatti Veyron e que se deve a um motor turbo cinco cilindros em linha de 2,5 litros da Audi que desenvolve uma potência de 492 cv.

Donkervoort F22

A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco velocidades, ligada a um diferencial Torsen de escorregamento limitado. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h.

O F22, porém, foi projetado para além da velocidade pura. O referido motor não é o único motivo para uma relação potência-peso tão baixa. Manter o peso o mais baixo possível foi crítico no desenvolvimento do F22 e o resultado traduziu-se num bilugar com apenas 750 quilos. 

Chassis em aço e fibra de carbono

O chassis combina uma estrutura fina tubular em aço com fibra de carbono, dando origem a um automóvel com o dobro da rigidez torsional do D8 GTO. Além disso, torna a precisão e o comportamento mais precisos, permitindo aos pneus Nankang (com jantes de 18" à frente e de 19" atrás) agarrarem-se com convicção à superfície da estrada. A Donkvoort reivindica que o F22 pode alcançar 2.15G nas curvas.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/Donkervoort-F22_001.jpg]

O sistema de travagem inclui travões de aço com quatro pinças para proporcionar uma desaceleração de 1.2G. Contudo, o condutor terá de ser firme com os travões, já que não têm qualquer assistência. Além disso, a assistência servo-freio para o pinhão e cremalheira da direção também é opcional. Sistemas de assistência não existem, mas é possível ajustar as definições do sistema de controlo ajustável. 

A suspensão independente tem um sistema hidráulico opcional que pode elevar o carro 35 mm para passar sobre lombas de velocidade.

Interior espartano

O habitáculo também é espartano e o sistema de infoentretenimento integrado iPad é opcional. O condutor tem um pequeno ecrã digital para a instrumentação e existem apenas alguns botões para gestão dos vários sistemas.

LEIA TAMBÉM
Picasso Automotive. Produção do supercarro suíço PS-01 arranca em junho

Os bancos Recaro têm cintos de seis pontas que estão aprovados para uso em estrada e circuito. As portas, por sua vez, são de borboleta.

Quanto ao preço, o F22 vai estar disponível na Europa a partir de 245 mil euros, mas a produção estará limitada a 75 unidades, sendo que 50 já estão vendidas. As entregas começam em janeiro.