Especialmente se é um fã dos muscle cars americanos, dizemos-lhe, desde já, que não vai gostar desta notícia: a Dodge decidiu colocar um ponto final em todas as versões Hellcat, equipadas com o impressionante bloco Hemi V8. Já no final de 2023.
Embora já alvo de rumores nesse mesmo sentido, a verdade é que a confirmação só surgiu agora, na sequência de uma entrevista do CEO da Dodge, Tim Kuniskis, ao site norte-americano Motor Authority.
Falando durante o Los Angeles Auto Show, atualmente a decorrer, foi, assim, o próprio Kuniskis a garantir que, "restam apenas mais dois anos para qualquer cliente poder comprar um Hellcat. A partir daí, tornam-se história!".
Nestas declarações, o CEO da Dodge explicou que o famoso bloco Hemi V8, hoje em dia a anunciar, na versão standard, 500 cv de potência e 644 Nm de binário, manter-se-á em comercialização "até ao final de 2023". Sendo que a morte agora anunciada fica a dever-se, em parte, às "multas" decorrentes das emissões, que hoje em dia são aplicadas a motores como o que equipa as versões Charger ou o Challenger SRT Hellcat.
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De resto e segundo refere o site MotorTrend, o caso é bem mais preocupante, já que, conforme também refere o site norte-americano, "a Dodge está a deitar fora a água do banho com o bebé lá dentro".
A justificar esta ideia, o facto do principal responsável da Dodge assumir que, não serão só as versões Hellcat, mas "todos os automóveis Dodge do género que conhecemos hoje em dia e que sairão de produção, o mais tardar, quando chegarmos a 2024".
Quanto ao Charger e ao Challenger, Tim Kuniskis avança que acabarão substituídos por "novos modelos, concebidos com base em novas plataformas". Com o norte-americano a recusar-se, no entanto, a dizer se estes novos modelos manterão, ou não, as famosas designações.
Um 'muscle car'... elétrico?!
A publicação recorda, ainda, que estas decisões decorrem da nova estratégia 'Never Lift' que a Dodge tem vindo a implementar, há já algum tempo. E que, diga-se, não deixa de contemplar o conceito norte-americano de 'muscle car'... elétrico.
Aliás, esta nova proposta está já perto de conhecer a luz do dia, com as notícias a apontarem, mesmo, para que seja lançado no mercado, dentro de quatro ou cinco meses. Isto, depois de já ter sido antevisto, através de alguns teasers, no início deste ano, e que aqui reproduzimos.
A acompanhar este novo 'muscle car' zero emissões, a "promessa" de apresentação, ainda e a curto prazo, de uma versão híbrida plug-in, cuja passagem à produção só deverá, no entanto, acontecer, lá mais para o final de 2022.
Finalmente e também em declarações à MotorTrend, o CEO da Dodge prometeu, ainda, "um modelo muito, muito importante, já no final deste ano". Que, no entanto, poderá não ser SUV, mesmo com o Durango sem garantias de continuidade.