Dodge Challenger SRT Demon 170 despede-se com 1040 cv

A Dodge despede-se do Challenger SRT com o novo Demon 170, cujo motor V8 supercharger de 6,2 litros desenvolve uma potência de 1040 cv...

A Dodge despede-se do Challenger SRT com o novo Demon 170, cujo motor V8 supercharger de 6,2 litros desenvolve uma potência de 1040 cv se o depósito for abastecido com etanol 85. A produção está limitada a 3300 unidades, mas não está prevista a comercialização na Europa.

Com algum atraso relativamente ao previsto inicialmente, a Dodge apresentou o novo Challenger SRT Demon 170, que se destina a fazer frente ao Ford Mustang Shelby.

Para responder ao seu arqui-rival está dotado com um enorme motor V8 supercharger de 6,2 litros que, se tiver no depósito combustível E85 (com 85% de etanol), desenvolve uma potência de 1040 cv às 6500 rpm e um binário de 1281 Nm às 4200 rpm. Se o depósito for abastecido com gasolina E10 (mistura com 10% de etanol), este propulsor ainda debita uns impressionantes 913 cv e um binário de 1098 Nm.

Quando estão disponíveis os 1040 cv de potência, o Demon 170 pode acelerar dos 0 aos 96 km/h (60 milhas por hora) em apenas 1,66 segundos e consegue fazer os primeiros 400 metros após o arranque em 8,91 segundos, a uma velocidade de 242 km/h. Segundo o patrão da Dodge, Tim Kuniskis, isso só pode ser feito numa pista homologada e preparada para arranques.

A designação 170 tem dois significados. O primeiro é relativo ao etanol 85, sendo 170 a prova. O segundo é uma alusão ao motor Dodge Direct Connection Hellephant C170, que partilha bastante do seu ADN com este modelo.

Linha motriz do Demon

Contudo, esta não apenas uma versão modificada Demon. Para obter estes valores impressionantes, a Dodge teve de substituir quase toda a linha motriz. O veio de excêntricos foi o único componente principal do motor que se manteve. A capacidade do supercompressor aumentou de 2,7 para 3,0 litros, enquanto a borboleta do acelerador é de 105 mm em vez 92 mm.

O Demon 170 tem um sistema de gestão inteligente do motor que consegue determinar a percentagem de etanol na gasolina. O sistema ajusta a entrada de combustível e o tempo de faísca das velas para otimizar a potência do motor. Até existe um indicador no painel de instrumentos que mostra a proporção de etanol. Os 1040 cv estão disponíveis quando o valor é superior a 65%.

A transmissão continua a ser assegurada por uma caixa automática de oito velocidades e o Demon 170 recebe um sistema melhorado TransBrake, que permite ao condutor acelerar e depois libertar uma patilha para arrancar. Além disso consegue ajustar a entrega de binário por cada décimo de segundo para ajudar mais potência nas rodas de uma forma precisa e rápida.

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Os acessórios Dodge Direct Connection ajudarão os clientes focados em corridas dragster a encomendar peças como a estrutura de proteção, painéis em fibra de carbono para eliminar os bancos traseiros e até mesmo um pára-quedas.

O pacote completo

O Challenger SRT Demon 170 recebe pneus radiais traseiros para corridas dragster Mickey Thompson ET Street R 315/50R17, enquanto à frente estão montados pneumáticos mais finos na medida 245/55R18. Se aqueles pneus não funcionarem bem com temperaturas baixas ou elevadas, a Dodge disponibiliza, como opcional, uns jogos de pneus e jantes para aquelas alturas em que os radiais não serão a opção mais adequada.

Os clientes também podem poupar peso se adquirirem um outro conjunto opcional de jantes que têm uma mistura de alumínio forjado e fibra de carbono. Com essas jantes, o peso do Demon 170 diminui 9,1 quilos na dianteira e 5,4 quilos na traseira em comparação com o Redeye Widebody.

A suspensão está a cargo de amortecedores adaptativos Bilstein que aumentam a altura da traseira em 9,9 mm. A configuração do Modo Drag torna a dianteira mais firme e a dianteira mais suave.

Em comparação com o Challenger Hellcat Redeye Widebody, o Demon 170 também tem molas mais suaves e barras estabilizadoras mais suaves para melhorar a transferência de massas durante os arranques.

O desenho da dianteira foi transposto em grande parte do anterior Demon, o novo 170 não tem alargadores nos guarda-lamas, o que permitiu eliminar 7,2 quilos nos -lamas - algo que eliminou 7,2 kg. Um novo logo apresenta uma tatuagem 170 no pescoço e olhos amarelos, uma alusão ao E85.    

A produção prevista do Dodge Challenger SRT Demon 170 é de 3300 unidades, todas para a América do Norte. Desse total, 3000 terão como destino os Estados Unidos e as restantes 300 o Canadá.