O segmento B, conhecido popularmente apenas como "utilitários", não pode conceber-se sem a família 200 da Peugeot, pelo menos é o que diz a gigante gaulesa num comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 28 de outubro.
O Peugeot 205, lançado 1983, marcou um antes e um depois na sua categoria e com ele nasceu uma autêntica "saga" de modelos que têm marcado uma tendência com cerca de 22 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes.
Os modelos da saga 200 da Peugeot (205, 206, 206 +, 207, 207+, a primeira geração do 208 e o novo 208) sempre se apresentaram com uma combinação de fatores que conquistaram várias gerações ao longo das últimas décadas.
De facto, e de acordo com a marca, os 200 são um caso único na indústria automóvel.
Estes modelos foram fabricados em Poissy e Mulhouse (França), Coventry (Reino Unido), Madrid (Espanha), Tranva (Eslováquia), Jacarta (Indonésia), Changhua (Taiwan), Teerão (Irão), Kuala Lumpur (Malásia), Wuhan (China), Buenos Aires (Argentina), Porto Real (Brasil) e Los Andes (Chile).
O novo Peugeot 208 respeita o seu legado e dá um passo em frente em relação a todos os atributos já conquistados ao apresentar-se com a plataforma CMP que permite oferecer versões com motor a combustão (gasolina e gasóleo) e o e-208 que é completamente elétrico.
Atente agora à cronologia evolutiva da saga 200.
Peugeot 205 de 1983
Peugeot 206 de 1998
Peugeot 207 de 2006
Peugeot 208 de 2012
Peugeot 208 de 2019