CEO da CATL: “Elon Musk não percebe nada de baterias”

A propósito da bateria cilíndrica da Tesla, denominada 4680, o CEO da CATL, Robin Zeng, afirmou que Elon Musk não percebe nada de baterias, adiantando que é bom em software e hardware, mas não em eletroquímica. E afirma que lho disse na cara, tendo recebido silêncio como resposta.

A Tesla apostou forte em 2020 quando anunciou o desenvolvimento de um novo formato de célula de bateria, designada por 4680. Este tipo de bateria está presente no Cybertruck e no passado também equipou um número limitado de unidades dos Model Y.

A célula cilíndrica apresentava a vantagem de ter mais densidade energética do a 2170 e a 1865, que podem ser encontradas no Model Y e Model 3 e Model S e Model X, respetivamente. Supostamente é mais barata de produzir e mais fácil de montar.

Contudo, o maior fabricante mundial de baterias, Contemporary Amperex Technology Limited, mais conhecida por CATL, acredita que a aposta nas células cilíndricas é um beco sem saída. O fundador da CATL, Robin Zeng, afirmou-o na cara de Elon Musk. A reação foi o silêncio.

Em declarações à Reuters, o CEO da CATL contou que disse ao responsável máximo da Tesla que a sua aposta na bateria cilíndrica 4860 “irá falhar e que nunca terá sucesso”.

“Tivemos uma acesa discussão e provei-lhe”, referiu Robin Zeng. “Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria. É tudo eletroquímica. Ele é bom em chips, software, hardware, nas coisas mecânicas”. 

Muitas promessas

A provocação não ficou por aí. Robin Zeng também fez alguns comentários acerca dos prazos irrealistas estipulados por Elon Musk para os novos produtos. “O problema dele é prometer muito. Eu disse-lhe. Talvez alguma coisa necessite de cinco anos, mas ele diz dois anos. Perguntei-lhe porquê. Respondeu-me que queria pressionar as pessoas”.

Elon Musk tem vindo a dizer que a os veículos da Tesla poderão andar sozinhos há cerca de dez anos. Esta promessa culminou com a revelação do robotaxi Cybercab que supostamente entra em comercialização em 2026 sem volante nem pedais.

“Ele provavelmente pensa para si próprio que são necessários cinco anos, mas se acreditarmos nele quando diz dois anos, estamos em grandes problemas. Mas o caminho é correto”.

A CATL, recorde-se, é o principal fornecedor da fábrica de Xangai onde a Tesla produz o Model 3 e Model Y. A Tesla também tem licenciamento da CATL para utilização da sua tecnologia na nova fábrica de baterias no Nevada, que deverá entrar em operação no próximo ano.