Divisão de ligeiros da Daimler vai ser designada Mercedes-Benz

Para preparar entrada em Bolsa da divisão de pesados, a Daimler vai separar as unidades de ligeiros e pesados, sendo designada Mercedes-Benz.

Para preparar a entrada em Bolsa da divisão de pesados, a Daimler vai separar as unidades de ligeiros e pesados, passando a primeira a ser designada como Mercedes-Benz.

Daimler vai separar a divisão de ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, que vai passar a ser designada oficialmente por Mercedes-Benz. Esta operação tem o objetivo de permitir a colocação na bolsa de Frankfurt, até final ano, da divisão de camiões e autocarros, Daimler Trucks & Buses. 

As divisões de automóveis da Mercedes-Benz e de comerciais pesados - autocarros e camiões - "são negócios diferentes com clientes específicos, diferentes processos tecnológicos e distintas necessidades de capital", afirmou o CEO da Daimler, Ola Kallenius, em comunicado. 

Mercedes EQS

"Estamos confiantes na força financeira e operacional das nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que gestão e governança independentes permitir-lhes-á operar ainda mais depressa, investir de forma mais ambiciosa, apontar ao crescimento e cooperação e, assim, serem mais ágeis e competitivas", sublinha o responsável.

Separação tem de ser aprovada pelos acionistas

A estratégia da Mercedes-Benz vai passar pelo reforço da liderança no segmento de automóveis de luxo, apostando na mobilidade elétrica e no software para veículos. 

Comerciais ligeiros vão continuar na mesma divisão dos ligeiros de passageiros

A Daimler Trucks & Buses irá concentrar-se no desenvolvimento das tecnologias 'zero emissões' para aceleração dos planos estratégicos e reforço dos lucros. Atualmente, empresa detém sete marcas: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-Benz eGenH2 Truck. Camião do futuro é a hidrogénio

A separação das divisões de ligeiros e pesados irá ser submetida a aprovação de uma assembleia-geral extraordinária de acionistas da Daimler no terceiro trimestre deste ano.