Depois do novo presidente dos EUA, Joe Biden, ter anunciado a intenção de equipar os serviços federais com viaturas elétricas, eis que o primeiro candidato, deu já um passo à frente: Herbert Diess, líder do Volkswagen Group, recordou, nas redes sociais, que, por exemplo, o VW ID.4, será, em breve, um elétrico fabricado também nos EUA.
Atento àquilo que poderá ser considerado como mais uma oportunidade de negócio, o presidente do Conselho de Administração do Volkswagen Group apressou-se, assim, a responder ao repto do novo presidente norte-americano, procurando colocar-se numa posição dianteira, face à restante concorrência.
Recorde-se que, uma das primeiras medidas executivas assinadas por Joe Biden, após tomar posse como novo presidente dos EUA, foi pedir o regresso do país ao Acordo de Paris sobre alterações climáticas. Desejo que, no entanto, obriga os Estados Unidos a aceitarem as medidas de redução de emissões de gases de estufa, como forma de conter o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados.
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Entre as medidas que poderão ajudar a alcançar este objectivo, surge a transição progressiva para a Mobilidade Elétrica, em detrimento dos veículos com motores de combustão.
Consciente desta realidade, mas também do desejo igualmente manifestado por Biden, de que estes automóveis sejam fabricados nos EUA, por "trabalhadores americanos", Diess não perdeu tempo a, através de um post na rede social Twitter, relembrar que a Volkswagen está preparada e disponível para satisfazer a vontade do novo chefe de Estado daquela que é uma das noções mais poluentes do globo. Desde logo, porque, "a partir de 2022, o novo ID.4 passará a ser produzido também em Chattanooga"".
Contudo e segundo referem algumas fontes, as necessidades dos serviços federais norte-americanos, em termos de veículos elétricos, passam, antes de mais, por um modelo capaz de substituir as já velhinhas carrinhas Grumman do serviço US Postal. Modelo do qual estão atualmente a circular cerca de 141 mil unidades, a grande totalidade com 28 ou mais anos.
GM e Rivian na corrida?
No entanto, importa também recordar que, um dos principais grupos automóveis norte-americanos, a General Motors (GM), apresentou, recentemente, uma nova marca para veículos elétricos de entregas, denominada BrightDrop.
Embora, naquela que é a versão já conhecida, maior do que os Grumman, a GM pode, no entanto e de forma fácil, desenhar uma versão mais pequena do BrightDrop EV600, para, assim, ganhar o concurso.
Além da General Motos, também a Rivian, rival assumida da Tesla no domínio dos veículos 100% elétricos, poderá vir a avançar, em resposta ao repto lançado por Joe Biden, propondo um veículo capaz de responder às necessidades do US Mail.