Diesel Technic. Recomendações para substituição de servo-embraiagem de pesados

A Diesel Technic explica o funcionamento da servo-embraiagem dos camiões, autocarros e furgões, assim como recomendações úteis sobre

A Diesel Technic explica o funcionamento da servo-embraiagem dos camiões, autocarros e furgões, assim como recomendações úteis sobre a sua montagem.

A servo-embraiagem tem a função de amplificar proporcionalmente a força do pedal, utilizando o sistema de ar comprimido do veículo durante o processo de desacoplamento.

Assim, quando é acionado o pedal de embraiagem, o movimento do pistão faz aumentar a pressão que se acumula no cilindro mestre da embraiagem, que passa pela linha hidráulica até ao cilindro "escravo".

A partir daqui, a pressão é retransmitida para um mecanismo que faz abrir a embraiagem, além de interromper o fluxo de energia do motor para a transmissão.

Segundo a Diesel Technic, as superfícies de rolamento lisas e a utilização de materiais de vedação de alta qualidade garantem um longo ciclo de vida.

Outra vantagem é que os cilindros mestre e escravo já estão ligados, pré-ligados e sangrados, prontos para a utilização. Isso reduz o tempo de reposição e reparação das peças.

Passo a passo

Para uma correta reparação da servo-embraiagem, a Diesel Technic dá alguns conselhos úteis. O primeiro passo consiste na substituição dos cabos de ligação antes da montagem. Se estiver contaminado ou fora de prazo deve ser substituído, utilizando sempre equipamentos aprovados. 

Seguidamente devem ser verificado a existência de danos no funcionamento do pedal, assim como a função de ativação elétrica e o fornecimento de ar.

LEIA TAMBÉM
Diesel Technic. Luís Ribeiro é o novo diretor comercial para Portugal

Torções nas condutas de ar ou nos contactos elétricos podem provocar o mau funcionamento do sistema de servo-freio. 

Este produto da Diesel Technic está disponível na gama da DT Spare Parts com a referência 790580.