Dicas para substituir um depósito de combustível

A Diesel Technic disponibiliza algumas dicas e truques para a substituição de um dos seus produtos, o depósito de combustível.

A Diesel Technic disponibiliza algumas dicas para a substituição de um dos seus produtos, o depósito de combustível.

De forma a oferecer informações técnicas especializadas aos utilizadores relativamente a peças de reposição e as suas funções, todos os meses a Diesel Technic disponibiliza um "retrato de um produto", dedicado a uma família de produtos da marca DT Spare Parts.

Este mês, a escolha recaiu no depósito de combustível com a referência 4.68877. O combustível necessário para um motor funcionar é armazenado num tanque que, para economizar peso, é feito de alumínio. No caso agora apresentado, apresenta um volume de 400 litros, o qual é reabastecido através de um bocal e tem uma válvula de ventilação, através da qual o ar preso e em excesso pode escapar.

Também deve ser permitida a saída de ar do depósito de combustível durante o funcionamento do motor. E isso é feito através do respirador de operação, que está localizado no ponto mais alto do depósito de combustível e deve estar sempre fechado durante o reabastecimento.

Dicas & truques

Antes de substituir o depósito de combustível, os mecânicos devem certificar-se de que todos os materiais de funcionamento foram retirados do antigo, para que ele possa ser adequadamente reciclado.

Devem ser respeitadas as regras gerais de segurança, tais como o risco de incêndio e o uso de equipamento de proteção individual (óculos e luvas). Além disso, as superfícies em que as condutas estão localizadas devem ser limpas antes de as soltar, para que nenhum corpo estranho possa entrar nas condutas.

Ao instalar o novo depósito, certifique-se de que não existam corpos estranhos no tanque de combustível e que todos os parafusos estão colocados e bem apertados. Deverá ainda ter o cuidado de confirmar que a proteção de transporte foi removida e que o depósito de combustível esteja livre de tensão e montado na posição correta.

As condutas e os parafusos devem ser apertados de acordo com as instruções do fabricante. Finalmente, deve ser realizado um teste de esvaziamento após a conclusão da instalação.