Os motores JDM (Japanese Domestic Market) são conhecidos pela fiabilidade associada a baixas quilometragens e procurados no aftermarket por conhecedores das suas vantagens. Veja agora uma dezena destes propulsores que ficam na história automóvel... Os fãs de modelos japoneses, como as diferentes gerações do Honda Civic, do Mazda RX8 ou do Nissan GT-R, entre outros símbolos do que de melhor a indústria automóvel nipónica ofereceu ao mundo, apreciam o "original", os designados motores JDM. A tradução desta sigla (JDM - Japanese Domestic Market) significa mercado doméstico japonês, e significa que é um bloco que equipou um carro no seu país de origem. Importar um destes motores "nascido" no País do Sol Nascente é uma hipótese, pois razões diversas ajudam a que exista um vasto mercado à disposição. Mas, se são assim tão bons, porque é que os japoneses os querem vender? Para responder a esta questão, importa explicar a "Shaken". [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/2JZ-GTE.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/3S-GTE.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/Honda-K20.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/Mitsubishi_4G63.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/RB26DETT.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/SR20DET.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/Toyota-4A-GE.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/EJ20-Subaru.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/mazda_rx-7_1992_031.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/honda.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/honda-2111111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/07/honda-222222.jpg] O que é a "Shaken"? Esta palavra nipónica indica uma inspeção automóvel, efetuada no Japão para todos os blocos com mais de 250cc, que decide se os veículos estão ou não legais para circularem em estrada. Os carros equipados com motores JDM têm, portanto, de passar esta análise, que inclui a observação do exterior (garantindo que não existem kits de carroçaria ilegais), alinhamento da direção, funcionamento das luzes, bom estado da suspensão e dos travões, testes aos gases e ruído do motor, e ainda a verificação de que o velocímetro dá a velocidade com precisão. Ou seja, muito do que é também analisado numa inspeção em Portugal. No caso dos ligeiros de passageiros, a primeira inspeção é feita aos três anos e depois começam a ser realizadas a cada dois anos. Com o passar do tempo, pela exigência das verificações, o próprio desgaste associado à utilização das viaturas e o avultado custo das reparações no Japão, é mais difícil para os automóveis passarem a "Shaken", ficando o seu futuro no país de origem condenado. Tornam-se, portanto, inviáveis para os proprietários os manterem. Desta forma, cresce o mercado de motores JDM, com a grande vantagem das quilometragens dos carros serem relativamente baixas em comparação com os blocos de performance que equipam modelos conduzidos em outros países. E, obviamente, os condutores agradecem o surgimentos destes motores "expatriados", especialmente quando falamos dos dez blocos da fotogaleria que acompanha este artigo...