Para já! Estes são os dez elétricos com mais autonomia em Portugal

A autonomia dos veículos elétricos está a aumentar e os dez modelos com maior alcance que se encontram em comercialização no nosso país

A autonomia dos veículos elétricos está a aumentar e alguns já permitem percorrer mais de 600 quilómetros entre carregamentos. Conheça os dez modelos com maior alcance que se encontram em comercialização no nosso país, com base nos dados oficiais das marcas, em ciclo combinado WLTP. 

A evolução tecnológica nos veículos elétricos tem sido significativa desde o lançamento em 2009 do primeiro modelo desta tipologia produzido em massa, o Mitsubishi i-MIEV, que também seria comercializado pela Peugeot e pela Citroën, como iOn e C-Zero, respetivamente. 

Equipado com uma bateria de apenas 16 kWh na versão da marca nipónica e de 14,5 kWh no caso das francesas, a autonomia era modesta: 160 km em ciclo NEDC e 100 km no mais exigente - e realista - WLTP.

Um novo desenvolvimento ocorreu em 2010 com a introdução da primeira geração do Nissan LEAF, cuja bateria de 24 kWh já tinha uma autonomia anunciada de até 160 km entre carregamentos. Três anos depois chegava ao mercado nacional o Renault ZOE, equipado com uma bateria de 22 kWh, a qual já oferecia uma autonomia entre 210 km e 240 km em ciclo NEDC.

A perceção de que os elétricos tinham uma autonomia relativamente limitada e que se destinavam essencialmente a utilizações urbanas viria a mudar em junho de 2012 quando a Tesla lançou o Model S, o qual conseguia percorrer até 426 quilómetros entre carregamentos, graças ao seu pack de bateria de 85 kWh, oferecendo a maior autonomia de qualquer veículo elétrico disponível no mundo. Isto tornou a marca fundada por Elon Musk na referência na área dos veículos elétricos e o alvo a bater pela concorrência, que procura apresentar soluções com maior autonomia e melhores prestações.

Atualmente já existem vários modelos que oferecem autonomias anunciadas superiores a 600 quilómetros e a Tesla está presente nesta categoria com duas propostas, assim como a Polestar, a BMW e a Mercedes-Benz. Aqui apresentamos, por ordem decrescente, os dez automóveis elétricos com mais autonomia que atualmente estão em comercialização no mercado. Os dados são relativos ao ciclo combinado WLTP.  

10. Mercedes-Benz EQE 500 4MATIC - 608 km

Além de ter recebido nota máxima da Euro NCAP, de cinco estrelas, o Mercedes-Benz EQE também é um dos elétricos com maior autonomia no mercado nacional, reivindicando um alcance de até 608 quilómetros em ciclo WLTP, podendo chegar aos 667 quilómetros em ciclo urbano.

Com 4,95 metros de comprimento e 1,96 metros de largura, o EQE 500 4MATIC  vem equipado com um motor elétrico sobre o eixo traseiro que desenvolve uma potência de 408 cv, permitindo a esta berlina acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. A linha motriz inclui uma bateria de 90,6 kWh, que pode recuperar entre 10% a 80% do nível de carga em apenas 32 minutos num posto de carga em corrente contínua de 170 kW.

A sensação de luxo é outro dos argumentos do Mercedes-Benz 500 4MATIC e tal foi conseguido recorrendo em grande escala a materiais reciclados. O preço do Mercedes-Benz EQE 500 4MATIC começa nos 89.450 euros.

9. Polestar 3 Long Range Dual Motor - 610 km

Primeiro SUV-coupé da marca sino-sueca, o Polestar 3 oferece uma autonomia de 610 quilómetros, na versão Long Range Dual Motor, graças a uma bateria de 111 kWh. Para recuperar o nível de carga máximo dispõe de um carregador de bordo de 11 kW em corrente alterna, mas também aceita carregamentos rápidos em corrente contínua até 250 kW. 

Os dois motores elétricos desenvolvem uma potência combina de 517 km, permitindo a este modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. O Polestar 3 Long Range Dual Motor já se encontra em comercialização no mercado nacional, com preço a partir de 94.900 euros, estando as primeiras entregas previstas para o segundo trimestre de 2024.

8. Ford Mustang Mach-E Premium RWD - 610 km

O Ford Mustang elétrico é o Mach-E, que abandonou a carroçaria de "pony car" para adotar a de um crossover com um comprimento exterior de 4,71 metros e uma distância entre-eixos de quase três metros. A combinação de uma bateria de 98,8 kWh com um motor elétrico de 285 cv localizado no eixo traseiro permite disponibilizar uma autonomia de até 610 quilómetros em ciclo WLTP. O sistema de travagem regenerativa contribui decisivamente para este alcance, graças às sua elevada eficiência e eficácia.

A colocação da bateria de iões de lítio refrigerada a água garante ao Mustang Mach-E Premium RWD um comportamento à altura dos pergaminhos do nome Mustang. Para o efeito contribui igualmente uma distribuição equitativa entre ambos os eixos e uma suspensão de dureza variável.

Para acelerar dos 0 aos 100 km/h são necessários 6,2 segundos. A bateria pode recuperar até 119 quilómetros de autonomia em dez minutos num posto de carregamento rápido com potência até 150 kW. O Ford Mustang Mach-E Premium RWD está disponível no mercado nacional a partir de 75.024 euros.

7. Hyundai Ioniq 6 Premium - 614 km

Baseado numa arquitetura personalizada da plataforma modular global elétrica (E-GMP), o Hyundai Ioniq 6 é um streamliner cem por cento elétrico com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21 que permite percorrer até 614 quilómetros entre carregamentos em ciclo WLTP e em circuito urbano a marca anuncia mesmo uma autonomia de até 777 quilómetros.

A berlina aerodinâmica está equipada com uma bateria com uma capacidade de 77,4 kWh que alimenta um motor elétrico montado no eixo traseiro, o qual desenvolve uma potência de 229 cv. Em termos de prestações, a Hyundai anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos e um consumo de energia abaixo dos 14 kWh. 

O carregamento da bateria dos 10% aos 80% é efetuado em apenas 18 minutos a 350 kW, graças à sua arquitetura de 800V. No mercado nacional, o Hyundai Ioniq 6 Premium com tração traseiro está disponível a partir de 59.390 euros. 

6. BMW i7 xDrive60 Berlina - 625 km

A versão com maior autonomia do BMW Série 7 elétrico permite percorrer até 625 quilómetros entre carregamentos, beneficiando de uma bateria com uma capacidade útil de 101,7 kWh. Aquela unidade pode recuperar energia para mais 128 km em apenas dez minutos num posto de carga ultrarrápido de 195 kW. 

A linha motriz do BMW i7 eDrive60 é constituída por dois motores elétricos, o que significa que esta berlina com 5,39 metros de comprimento possui tração integral. O motor do eixo dianteiro desenvolve uma potência de 259 cv e o traseiro 312 cv. Combinados disponibilizam um total de 544 cv e um binário de 744 Nm. Isto permite ao BMW i7 xDrive60 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

A BMW dotou o Série 7 elétrico com avançada tecnologia para otimizar o consumo de energia como a recuperação adaptativa que deteta semáforos e secções da estrada com descidas. A regeneração é aumentada automaticamente quando o veículo se aproxima de um cruzamento ou a potência é desligada dos motores nas descidas. O BMW i7 xDrive60 está disponível a partir de 146.850 euros.

5. Tesla Model 3 AWD Long Range - 629 km

Berlina de dimensões médias com um comprimento exterior de 4,69 metros, o Tesla Model 3 é o veículo mais vendido da marca fundada por Elon Musk e, para desespero dos concorrentes, também tem vindo a ocupar o primeiro lugar no mercado europeu.

O Model 3 utiliza um estrutura de aço em "patim", com a bateria colocada sob o habitáculo. A versão AWD Long Range vem equipada com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 351 cv, alimentados por uma bateria de 75 kWh, a qual permite percorrer entre 629 quilómetros entre carregamentos, em ciclo WLTP. Para recuperar até 282 quilómetros de autonomia são necessários apenas 15 minutos num Tesla Supercharger. 

O Tesla Model 3 AWD Long Range, que recentemente recebeu uma atualização à semelhança do resto da gama, está disponível para encomenda no configurador da marca, com preço a partir de 48.990 euros, sendo este também um dos seus argumentos.

4. Tesla Model S Dual Motor - 634 km

Lançado em 2012, o Tesla Model S continua a ser uma das referências dos automóveis elétricos e também no capítulo da autonomia. A versão Dual Motor conta com uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 95,0 kWh, que fornece energia aos dois motores elétricos, os quais desenvolvem uma potência combinada de 685 cv. 

A linha motriz permite a esta berlina acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. Graças a um consumo médio de energia de 16,5 kWh/100 km. o Tesla Model S Dual Motor consegue percorrer até 634 quilómetros entre carregamentos.

No mercado nacional, a versão Dual Motor do Model S tem um preço de venda ao público a partir de 96.990 euros. 

3. BMW iX xDrive50 - 635 km

A versão com maior autonomia do Sports Activity Vehicle (SAV) elétrico topo de gama da BMW é o iX eDrive50, cuja configuração inclui dois motores elétricos e quatro rodas motrizes. A bateria de iões de lítio com uma capacidade máxima de 105,2 kWh fornece energia aos motores elétricos montados em cada eixo, os quais desenvolvem uma potência combinada de 523 cv. 

Em termos de prestações, o BMW iX eDrive 50 consegue acelerar dos 0 aos 100 km em apenas 4,6 segundos. Com uma autonomia anunciada de 635 km em ciclo WLTP, este SUV elétrico dispõe um sistema de carregamento das baterias rápido, capaz de suportar potências de carga em corrente contínua até 200 kW, permitindo recuperar entre 10% a 80% da capacidade em cerca de 35 minutos.

A par daquela capacidade de carregamento, conta com um sistema de recuperação de energia particularmente avançado e que permite, por exemplo, a seleção, por parte do condutor, da intensidade – Alta, Média ou Baixa – de actuação do sistema, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de condução com recurso a um só pedal – o do acelerador. Sempre que o condutor retira o pé, é o próprio carro que entra em modo de "Roda Livre", iniciando a travagem assim que se aproxima de um outro veículo. Quanto a preços, o BMW iX xDrive50 está disponível a partir de 86.500 euros.

2. Polestar 2 Long Range Single Motor - 655 km

Baseado na plataforma CMA – Compact Modular Architecture da Volvo, Polestar 2 é um fastback de cinco portas com 4,6 metros de comprimento que foi projetado para desafiar o Tesla Model. De acordo com o configurador da marca sino-sueca, a versão Long Range Single Motor do Polestar 2 anuncia uma autonomia de até 655 km ciclo WLTP e a bateria de 78 kWh permite recuperar entre 10% a 80% em 28 minutos num posto ultrarrápido de 205 KW. Uma carga completa em corrente alterna a 11 kW já demora oito horas.

O Polestar 2 Long Range Single Motor está equipado com um motor de íman permanente alojado no eixo traseiro que desenvolve uma potência de 299 cv, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos. 

No que se refere ao preço de venda ao público, este modelo produzido na China está em comercialização no mercado nacional a partir de 53.400 euros.

1. Mercedes-Benz EQS 450+ - 729 km

O campeão da autonomia anunciada é o Mercedes-Benz EQS 450+, com um alcance de 729 quilómetros em ciclo WLTP, podendo chegar aos 776 quilómetros em urbano. O elevado intervalo entre carregamentos deve-se à enorme bateria de 108,4 kWh, que fornece energia a um motor elétrico com uma potência de 360 cv, localizado sob o eixo traseiro, permitindo a esta limusina com um comprimento exterior de 5,22 metros acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 210 km/h.

A enorme bateria é, na verdade, um elemento diferenciador porque o sistema de regeneração de energia é pouco eficaz, mesmo nas descidas mais pronunciadas, de tal forma que a Mercedes-Benz contratou a sua equipa de Fórmula 1 para tornar os veículos elétricos de produção mais eficientes.

Voltando ao EQS 450+, este está disponível a partir de 126.700 euros, oferecendo um ambiente bastante luxuoso e um nível de equipamento bastante completo, que pode ser complementado, recorrendo a uma lista de opcionais bastante extensa.