Em Nova Iorque. Deus Automobiles apresentou o elétrico Vayanne de 2.200 cv

Concretizando o prometido, a Deus Automobiles apresentou, em Nova Iorque, o Vayanne, hiperdesportivo elétrico com 2.200 cv e 2.000 Nm.

Concretizando o prometido, o pequeno fabricante austríaco Deus Automobiles apresentou, em Nova Iorque, o seu modelo inaugural, o Vayanne. Basicamente, um hiperdesportivo elétrico a prometer mais de 2.200 cv de potência, a par de muito luxo e muita exclusividade. Graças, também, aos parceiros Italdesign e WAE...

Desvendado em pleno Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, EUA, atualmente a decorrer, o Deus Vayanne anuncia-se, desde logo, como a proposta mais potente da sua classe, graças aos 2.231 cv de potência e 2.000 Nm garantidos através de dois motores elétricos. Apoiados, segundo dados não oficiais, por uma bateria cuja capacidade poderá chegar aos 160 kWh.

Quanto a prestações, a Deus Automobiles garante que o Vayanne será capaz de, com os seus mais de 2.200 cv, fazer acelerações dos 0 aos 100 km/h em menos de 2 segundos, assim como atingir uma velocidade máxima acima dos 400 km/h. Valores que, diga-se e vale a pena frisar, terão sido obtidos através de simulador e não em ambiente real de teste.

O Deus Vayanne foi desenhado por um dos mais emblemáticos estúdios de design italianos, a Italdesign
O Deus Vayanne foi desenhado por um dos mais emblemáticos estúdios de design italianos, a Italdesign

Mas se, em termos de trem de força, muita da responsabilidade relativamente a estas promessas recai sobre um dos parceiros da Deus nesta aventura, a divisão técnica e tecnológica da equipa de Fórmula 1 da Williams, a Williams Advanced Engineering (WAE), a cargo da qual terá estado grande parte do desenvolvimento da componente técnica do Vayanne, já no que ao design diz respeito, é obra de um dos mais categorizados estúdios de design italianos: a Italdesign, fundada por Giorgetto Giugiaro.

LEIA TAMBÉM
Estreia com impacto. Deus Automobiles apresenta-se com o promissor Vayanne

Foi da imaginação dos designers deste afamado estúdio que saiu um modelo que não esconde as proporções típicas de um hiperdesportivo de motor central, das quais se destaca, como elemento distintivo, aquele que é o símbolo do infinito - tanto na frente, graças a uma grelha frontal mais arredondada e larga nas extremidades, como e principalmente, na traseira, onde este mesmo símbolo surge destacado através de um filete de luz que delimitado o plano da traseira.

O Vayanne junta à potência, o luxo que marca o habitáculo do hiperdesportivo elétrico austríaco
O Vayanne junta à potência, o luxo que marca o habitáculo do hiperdesportivo elétrico austríaco

Finalmente e passando ao habitáculo, concebido com sustentabilidade ambiental como linha condutora, a opção por vários comandos físicos, para as principais funções, também como forma de contribuir para uma maior ergonomia e funcionalidade, e aos quais se juntam depois alguns ecrãs 100% digitais, como é o caso do painel de instrumentos. Ou ainda do ecrã central, de dimensões generosas, assim como de um pequeno ecrã digital na parte superior do tablier, que deverá servir para assumir as funções do tradicional cronógrafo.

Apenas 99 unidades

A terminar, recordar que, embora numa fase em que pouco mais é do que um concept, a Deus Automobiles já tomou a decisão de que só fará 99 unidades deste Vayanne. Sendo que, os primeiros carros, deverão começar a ser entregues apenas em meados de 2025.

Anunciando uma potência acima das 2.200 cv e um binário de 2.000 o Vayanne é a estreia em grande da Deus Automobiles
Anunciando uma potência acima das 2.200 cv e um binário de 2.000 o Vayanne é a estreia em grande da Deus Automobiles

Entretanto, o pequeno fabricante belga também já terá garantido o apoio da Italdesign para, além da construção de toda a carroçaria e interiores deste hiperdesportivo elétrico, a concepção de algumas pequenas séries, com base no mesmo modelo.

Quantas, não foi revelado...