Um pequeno fabricante automóvel austríaco, de nome 'Deus Automobiles', acaba de dar-se a conhecer ao mundo (automóvel), através do anúncio do seu primeiro modelo: o Vayanne. Sinónimo de um hiperdesportivo de "elevada performance" e produção "ultra-limitada", cuja apresentação terá lugar no próximo Salão de Nova Iorque.
Sediada em Viena, Áustria, a Deus Automobiles - que dizer da escolha do nome?... - revela que o Vayanne é resultado de uma parceria com a britânica Williams Advanced Engineering (WAE) e com o estúdio de design italiano Italdesign. Sendo que, relativamente à estética exterior, para já conhecida, apenas e só, através de alguns teasers, foi buscar inspiração "à simetria e ao infinito", afirma o fabricante, num comunicado divulgado pela britânica Autocar.
Com apresentação mundial, desde já, agendada para o próximo dia 13 de abril, durante a próxima edição do Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, EUA, a Deus Automobiles garante que o objectivo deste Vayanne é "destacar-se num segmento dos hiperdesportivos que se mostra cada vez mais competitivo". Mais concretamente, oferecendo uma combinação de "conceitos inovadores em termos de desempenho, luxo e exclusividade". Enfim, o habitual...
Quanto ao sistema de propulsão e embora o fabricante nada divulgue sobre o trem de força escolhido, parece ser certo que o Vayanne recorrerá um propulsor elétrico ou eletrificado. Sendo que, no comunicado, a Deus Automobiles afirma que a Italdesign contribuiu para este hiperdesportivo EV com "suporte estratégico e técnico" destinado a integrar as novas tecnologias, ao passo que a WAE forneceu as tecnologias avançadas e de eletrificação.
Projecto tipo "chave na mão"?
De resto e sobre esta situação, importa recordar que as duas empresas anunciaram, em 2021, a disponibilidade para fornecer a qualquer empresa que o deseje, um pacote EV de elevado desempenho, tipo 'chave na mão'.
Segundo a Italdesign e a WAE, este pacote tem por base uma arquitectura que pode receber vários tipos de carroçaria, desde crossovers a berlinas e Grand Tourers. Usando, para isso, materiais compostos reciclados e alumínio.
Aquando da apresentação desta parceria com a Italdesign, o director para o Desenvolvimento de Novos Projectos da Williams Advanceed Enginering, Dyrr Ardash, chegou a afirmar que o projecto tinha potencial para dar origem a automóveis com potencialidade para se tornarem "líderes de segmento em termos de dinâmica e massa".
Quanto ao sistema de propulsão, pode contar com dois, três ou quatro motores elétricos, assim como com baterias com capacidades até 160 kWh. Esta última, uma versão que deverá permitir uma autonomia na ordem perto dos 1.000 quilómetros.