Conheça os maus hábitos que estão a destruir a embraiagem do seu carro

Existem alguns hábitos comuns que podem estar a destruir a embraiagem do seu carro, ou pelo menos a desgastá-la. Saiba quais.

A grande maioria dos carros portugueses, ainda dispõem de caixas de velocidades manuais. Assim sendo e porque o tipo de utilização deste componente, depende exclusivamente do condutor, recordamos aqui alguns hábitos, muito comuns, que podem estar a destruir a embraiagem do seu carro, ou, pelo menos, a desgastá-la. Saiba quais.

Problemas relacionados com a embraiagem, componente chave ao funcionamento de uma caixa de velocidades, costumam ser extremamente comuns. Além de que e para piorar a questão, são peças com um custo relativamente elevado. 

Em constante utilização, a embraiagem é um dos componentes que mais desgaste sofre no automóvel, já que está permanentemente exposta à fricção. Sendo que a questão pode assumir contornos ainda mais graves, e rápido, caso seja sujeita a erros constantes, ao longo do tempo.

Leia com atenção e evite maus hábitos, que podem estar a destruir a embraiagem da caixa de velocidades da sua viatura
Leia com atenção e evite os maus hábitos, que podem estar a destruir a embraiagem da caixa de velocidades da sua viatura

Contudo, nem tudo são más noticias, pois, existem formas de utilização que evitam a destruição da embraiagem, proporcionando-lhe, ao mesmo tempo, "um estilo de vida" mais saudável.

Assim, se evitar alguns maus hábitos, pode estender o tempo de vida desta peça, não raras vezes, até ao fim do tempo de vida útil do seu automóvel.

LEIA TAMBÉM
Garantia de Volkswagen. Caixas manuais são para manter

Exactamente com o intuito de ajudá-lo a conseguir esse objectivo, apresentamos-lhe três hábitos de condução comuns, que deverá evitar, para que não destrua a embraiagem do seu bólide:

Hábito número 1: não pisar o pedal da embraiagem até ao fundo

A embraiagem situa-se entre o motor e a caixa de velocidades, sendo que a razão por que está aí colocada, é para transmitir a potência do primeiro, à segunda.

Quando pressiona o pedal esquerdo, o da embraiagem, o que está a fazer é interromper este fornecimento de potência, para assim poder selecionar outra mudança. Terminada esta acção, a embraiagem volta a conectar o motor e a caixa.

Esta interrupção também é realizada no arranque, ou quando quer imobilizar o seu carro, enquanto o motor de combustão interna está ativo.

À luz desta lógica, a utilização desta peça acaba sendo abundante, com o engate e desengate da embraiagem a ser absolutamente constante, tornando imperativo a sua realização de forma adequada. 

A cima uma embreagem, que como pode ver é constituída por dois "discos", que quando acelera rotacionam a grande velocidade
A cima, uma embraiagem, que como pode ver é constituída por dois "discos", que quando acelera, rotacionam a grande velocidade

Assim, um dos hábitos mais nocivos é o de não pisar o pedal na sua totalidade, seja para subir de mudança, baixar ou imobilizar o carro.

Como tal, é imperioso assegurar que o processo de engate e desengate, entre o motor e a caixa, é realizado na totalidade, evitando fricção desnecessária.

Hábito número 2: utilizar o pedal de embreagem excessivamente

O pedal de embraiagem dever ser acionado somente nas seguintes situações: no arranque, nas trocas de caixas e quando imobiliza o seu veículo. Ponto final.

O que queremos dizer, é que existe o hábito muito comum de acionamento do pedal da embraiagem, em situações desnecessárias. Como, por exemplo, enquanto espera pelo semáforo verde, ou quando encosta, por alguns momentos, o carro à berma.

Evite descansar o pé no pedal da embraiagem

Outro exemplo de hábito a evitar, é o descanso do pé esquerdo no pedal da embraiagem.

Como sabe, o acionamento da embraiagem é progressivo, sendo que não é preciso muita pressão sobre o pedal, para esta começar a ser acionada.

Hábito número 3: Não pisar o pedal de embraiagem corretamente

Outro hábito comum, que aconselhamos a evitar, já que implica um enorme desgaste desta peça, é a utilização demasiado prolongada do chamado ponto de embraiagem

rda dois componentes da embraiagem, e á direita o volante do motor, que está ligada diretamente à cambota
Estas são as peças que transmitem a potência do motor para a caixa de velocidades: à esquerda, dois componentes da embraiagem, e, à direita, o volante do motor, que está ligado diretamente à cambota

Uma das situações mais recorrentes, é quando estamos, por exemplo, na expectativa dos semáforos mudarem de vermelho para verde, numa subida.

LEIA TAMBÉM
Amazon engana-se e envia embraiagem de F1 a cliente errado

Este é um hábito nocivo, pois mantém a embraiagem em posição intermédia e, mesmo que possa durar somente meia dúzia de segundos, exerce uma grande quantidade de fricção sobre o disco. Podendo, mesmo, levar a "queimar-se" a embraiagem, o que dará origem a um cheiro a queimado, indicativo deste problema.

Outra aplicação incorreta da embraiagem, é o largar o seu pedal de forma repentina. Esta forma de uso do pedal, só deve ser aplicada em contextos de condução desportiva e por pessoas que tenham um grande domínio e habilidade de condução.