A Volkswagen deu, esta quarta-feira, a conhecer, o seu primeiro crossover desportivo 100% elétrico, o ID.4 GTX. Proposta topo de gama entre iguais, que, anunciando uma potência máxima de 299 cv, promete fazer, igualmente, até 480 km, com uma só carga.
Modelo escolhido para estrear a nova designação GTX, sinónimo de desportivo 100% elétrico, com um posicionamento idêntico ao de outras nomenclaturas, como é o caso do GTI, GTE e GTD, o novo Volkswagen ID.4 destaca-se, desde logo, por uma configuração de, não um, mas dois propulsores elétricos. Algo que, por exemplo, o ID.3 ainda não contempla.
Diferentes entre si, o ID.4 GTX recorre a um motor síncrono de imanes permanentes (PSM), a anunciar 204 cv (150 kW), no eixo traseiro, enquanto, no eixo dianteiro, a solução é um motor assíncrono (ASM). Sendo que o sistema está preparado para dar primazia à tracção traseira, só recorrendo às rodas da frente, quando for necessária maior tracção.
Em conjunto, os dois motores, além de garantirem a mais-valia de um sistema tracção integral, controlado por computador de forma a equilibrar eficiência, desempenho dinâmico e estabilidade, propõem, ainda, uma potência máxima de 299 cv (220 kW), e que consegue assegurar, entre outras prestações, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos. Com a velocidade máxima a manter-se eletronicamente limitada aos 180 km/h.
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Na base do sistema elétrico, está uma bateria de 77 kWh de 24 células, disposta sob o piso do veículo, e com um peso total de 486 kg, que, além de contribuir para um centro de gravidade particularmente baixo, anuncia ainda a capacidade de fazer até 480 km, com uma só carga. Isto, já segundo a nova norma WLTP.
Recorrendo a um cabo Mode 3 standard, a arquitectura elétrica do ID.4 permite carregar a potências até 11 kW, quando em corrente alternada. Já nos pontos de carregamento rápidos, a potência admitida sobe até aos 125 kW, levando a que o modelo possa acumular energia para 300 km, em cerca de meia hora. Com o modelo a contar, também, com sistema de recuperação da energia gasta na travagem, além de cinco perfis de condução, incluindo, um de desempenho mais desportivo.
De resto e a procurar descansar os espíritos mais preocupados com a longevidade, nomeadamente, da bateria, a promessa, da parte da Volkswagen, de que a bateria manterá, pelo menos, 70% da sua capacidade original, ao fim de oito anos ou 160 mil quilómetros.
A par destes atributos, um pack desportivo opcional, capaz de reduzir a altura ao solo em 15 mm, quando comparado com o ID.4 standard, assim como uma direcção mais progressiva. Surgindo ainda disponível um pacote Sports Plus, o qual adiciona chassis adaptativo DDC, e que permite tornar, tanto a direcção, como a suspensão, mais firme.
Tecnologia em alta
Passando ao estilo, uma série de elementos específicos, concebidos sob medida e com o propósito de tentar diferenciar este GTX, do ID.4 standard. Entre os quais, emblemas 'GTX', entradas de ar em preto brilhante e, principalmente, a nova iluminação frontal IQ.LIGHT LED Matrix. Além de uma nova assinatura luminosa específica, traduzida em três LED's adicionais, nas extremidades do pára-choques dianteiro.
Já na traseira, a mesma preponderância dada à iluminação, com farolins em LED 3D e interligados entre si por um filete de luz, interrompido apenas pelo emblema da marca, tendo logo abaixo a designação da versão GTX.
Passando ao habitáculo, uma combinação de cores que passa por um tom escuro de nome 'Soul', um azul 'X-Blue', inserções em vermelho e aplicações em preto brilhante. Sem esquecer a designação GTX, espalhada por vários locais do espaço.
A destacar-se do tablier, um ecrã táctil de 12", ao invés de uma solução mais modesta, de 10", e a que se junta, ainda, o painel de instrumentos 100% digital e personalizado, específico da família elétrica da Volkswagen.
Chega no Verão
A terminar, referir, apenas, que a versão mais desportiva do crossover ID.4, deverá chegar a Portugal durante o próximo verão, com preços ainda por definir.