As investigações em software universal ficam agora centralizadas na ETAS GmbH, com a Bosch a prever ganhos na velocidade de desenvolvimento e introdução de tecnologias de segurança e eficiência do veículo na área do software universal
Procurando acelerar o desenvolvimento nas áreas de programação, que será essencial para os veículos do futuro, a Bosch anunciou agora ter unificado todas as suas atividades de desenvolvimento de softwares universais sob a égide da ETAS GmbH. Esta nova unidade contará com cerca de 2300 funcionários e estará em funcionamento a meio do próximo ano.
O objetivo da ETAS será "desenvolver e vender software básico para veículos, middleware, serviços cloud e ferramentas de desenvolvimento para aplicação universal". Stefan Hartung, presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade da Bosch, afirma que "o desenvolvimento de software é uma competência central de longa data na Bosch", acreditando que agora "com esta nova configuração, queremos tornar-nos o fornecedor líder de software para veículos em aplicações independentes".
Com esta opção, a Bosch replica a estratégia implementada com a criação no último ano da divisão Cross-Domain Computing Solutions. Esta unidade, recorde-se, ficou responsável pelas inovações nas áreas de aplicações específicas de software para veículos com hardware específico para várias áreas dos veículos, como por exemplo assistência ao condutor e infotainment.
O objetivo passa agora por "reunir o seu portfólio de aplicações independentes de software para veículos e cloud no ETAS. A plataforma central que daqui resulta permitirá desenvolver software automóvel de forma mais rápida e eficiente em conjunto com os seus parceiros". Esta é uma decisão que a Bosch considera ter grande relevo, já que, como explica Stefan Hartung, ""a nossa base de software universal é essencial para a digitalização de veículos modernos definidos por software".