Desaparecida em 1953, a Delage foi uma marca francesa de automóveis de luxo e desportivos, que teve o seu auge nos anos 30. E que, quase 70 anos após ter fabricado o último automóvel, está agora de regresso, com um novo superdesportivo híbrido, denominado D12. Previstas estão apenas 30 unidades.
Hoje em dia nas mãos de um novo dono, o empresário francês Laurent Tapie, o D12 promete chegar ao mercado em duas versões, 'Sport' e 'Club'. Ambas impulsionadas pelo mesmo e imponente V12 7.5 litros naturalmente aspirado.
Quanto às diferenças, fazem-se notar, desde logo, no motor elétrico que acompanha o bloco de combustão, e que, no caso da versão 'Sport', contribui para anunciar uma potência máxima de 1.130 cv. Ao passo que, no 'Club', a adopção de um motor elétrico mais pequeno, limita a potência anunciada a "apenas" 1.038 cv.
Diferenças, também, no peso, com a versão mais potente a anunciar 1.400 kg, ao passo que, a 'Club', fica-se pelos 1.310 kg. Sendo que, ambas, utilizam a mesma transmissão automática de oito velocidades.
De destacar, ainda, o facto do Delage D12 utilizar um sistema de suspensão importado da Fórmula 1 e desenvolvido com o apoio do antigo campeão do mundo de F1, Jacques Villenneuve, que foi o piloto encarregue do desenvolvimento em pista.
LEIA TAMBÉM
Bugatti bate recorde mundial de velocidade
Graças a estes atributos, a Delage fala, desde já, numa capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos, com o novo dono da marca a manifestar a sua confiança de que o superdesportivo será capaz de estabelecer um novo recorde de volta mais rápida ao traçado de Nürbirgring Nordschleife.
Ainda de acordo com o mesmo responsável, as previsões são de que, apenas 30 unidades do Delage D12, venham a ser produzidas. Sendo que, um dos objectivos de Laurent Tapie, é conseguir fabricar os novos superdesportivos na histórica fábrica da marca, em Levallois-Perret, França.
Algo que, no entanto, ainda não é certo, já que a utilização da fábrica, hoje em dia um edifício de interesse público, está dependente de um acordo com o Estado francês, o qual continua por alcançar.
Uma marca com história
Hoje em dia desconhecida do grande público, a Delage foi uma marca fundada por Louis Delage, que, a par de outras como a Bugatti, se tornou num dos orgulhosos representantes da indústria automóvel de luxo francesa, nos idos anos 30. Cuja capacidade técnica e de inovação, claramente, marcou, o avanço da indústria, tanto nas estradas, como na competição.
Entre os melhores momentos da marca de Levallois-Perret, na competição, surgem, por exemplo, os seus inovadores monolugares, equipados com um V12 LCV de 2.0 litros de cilindrada, além da conquista do Campeonato do Mundo de Construtores de 1927, com quatro Grandes Prémios conquistados. Aqui, graças ao seu oito cilindros em linha 1.5 litros, com o qual arrebatou ainda vários pódios em Le Mans.