DeepSeek pode chegar a Portugal através dos EV chineses

As fabricantes automóveis chinesas Geely e Voyah, já presentes em Portugal, acabam de anunciar que vão passar a integrar inteligência artificial (IA) da também DeepSeek, nos seus modelos. Isto, numa altura em que a tecnológica chinesa está na mira, não só da rival OpenAI, como de vários governos ocidentais.

Dos fabricantes automóveis chineses acabam de revelar a intenção de, aproveitando os mais recentes desenvolvimentos no domínio da Inteligência Artificial e, principalmente, o lançamento de uma nova tecnologia de Inteligência Artificial (IA) chinesa, desenvolvida pela empresa DeepSeek, integrar esta nova conquista nos seus veículos.

O primeiro fabricante é a Geely, proprietária de marcas como a Zeekr, Polestar e Volvo. Depois de anunciar, durante o CES 2025, planos para a introdução de um modelo próprio de IA nos seus veículos, a empresa chinesa está, agora, a procurar soluções para atingir os seus objetivos, que podem, afinal, passar pela DeepSeek.

Segundo a publicação InsideEVs, a Geely pretende recorrer à DeepSeek para treinar a sua própria tecnologia, com vista a poder disponibilizá-la já na próxima geração de veículos do construtor.

Mas não é a única. A Voyah, marca pertencente ao construtor automóvel chinês Dongfeng, anunciou que o seu crossover Courage e o monovolume Dream (já disponível em Portugal) serão os primeiros veículos de produção em massa a dispor da ferramenta de IA da DeepSeek.

Neste contexto, a tecnologia da start-up chinesa será integrada no software de cockpit inteligente da Voyah, com o propósito de melhorar a “capacidade de resposta, precisão e capacidade de expansão da IA”.

De acordo com a informação avançada pelo CnEVPost, o Courage será o primeiro a receber a tecnologia da DeepSeek, com a instalação a ser feita através de uma atualização over-the-air, agendada para o próximo dia 14 de fevereiro.

Sem aspirações globais?

A chegada da DeepSeek atraiu a ira de Silicon Valley e do governo dos Estados Unidos da América (EUA), e já circulam rumores de que a a tecnologia poderá vir a ser proibida, em breve, nos EUA.

Entretanto, na Europa e, mais concretamente, nos Países Baixos, o Governo emitiu já uma directiva, para todos os funcionários públicos, proibindo a utilização da DeepSeek.

Tanto para Voyah, que começa agora a expandir-se na Europa, como para a Geely, que já tem uma presença importante nos mercados internacionais, através de marcas como a Volvo e a Polestar, a oposição dos Governos ocidentais à introdução da DeepSeek pode tornar-se um obstáculo demasiado grande, para as ambições de crescimento das duas companhias.