Deepal está a chegar e não é "mais uma chinesa"

A chinesa Deepal vai chegar à Europa ainda este ano com dois modelos 100% elétricos. O E07 e o S07 anunciam uma autonomia que pode chegar aos 475 km (WLTP) e o preço deve rondar os 45 000€.

A Deepal anuncia para este ano a entrada em dez mercados europeus (desconhece-se ainda quais) tendo para isso desenvolvido especificamente o E07 e o S07.

Dois SUV que partilham a mesma plataforma, bem como a tecnologia de base, com tração traseira ou integral assegurada por um único motor elétrico com 218 cv de potência e 320 Nm de binário máximo.

O recurso a uma bateria com 80 kWh de capacidade, a par do consumo médio anunciado de 18,6 kWh/100 km (longe de ser uma referência) permite anunciar uma autonomia (WLTP) de 475 km.

A diferença principal entre os dois modelos reside no formato da carroçaria: o E07 com um perfil mais desportivo (SUV coupé), enquanto o S07 privilegia uma aparência mais tradicional, tendo sido desenhado nos estúdios que o construtor possui em Itália (Turim).

Não são, para já, conhecidos mais detalhes mas é importante referir a afirmação da marca segundo a qual estes dois primeiros modelos foram desenvolvidos e desenhados tendo como prioridade os padrões europeus, algo que se manifesta, também, no interior onde, naturalmente, não falta o enorme (15,6 polegadas) tablet que aloja as principais funcionalidades.

A escassez de informação disponível e, principalmente, a proveniência quase fariam dispensar, para já esta notícia, tal a banalidade de que se reveste o facto de na China existirem atualmente duas centenas de marcas, quase todas elas a anunciarem ambições europeias. Em rigor, porém, a Deepal não é “mais uma” chinesa.

Falamos, na verdade, de uma das cinco marcas do grupo Chagan, nem mais nem menos que o terceiro maior construtor chinês e 12º a nível mundial em termos de vendas, no ano passado.

Com 40 anos, o grupo Chagan tem uma forte presença na China mas, também, em mais três dezenas de outros países, possuindo 34 fábricas em todo o mundo e estúdios de desenvolvimento ou engenharia em Itália, no Japão, Reino Unido, Estados Unidos da América e Alemanha.

A decisão de se instalar este ano na Europa insere-se numa estratégia de expansão que vinha sendo delineada há já algum tempo e que culminou, como referimos, no desenvolvimento dos E07 (que será o primeiro a ser lançado) e do S07.

A médio prazo, a marca pretende abrir 1000 concessões na Europa, bem como lançar novos modelos elétricos e híbridos. Do portefólio do conjunto de marcas que compõem o grupo Chagan fazem parte não apenas SUV com berlinas de perfil desportivo, bem como veículos comerciais ligeiros.