Foram revelados os dados finais do mercado automóvel europeu para outubro de 2017, onde as designadas motorizações alternativas conseguiram a segunda melhor quota de sempre. Os grandes derrotados são os diesel, que continuam a descer. Após terem tido um resultado historicamente baixo durante o primeiro semestre do ano, os diesel continuam a descer nas preferências dos consumidores europeus. Já os elétricos e híbridos, designados como motorizações alternativas pela Jato Dynamics, estão a crescer em conjunto com os gasolina. Estas são as principais conclusões dos dados do mercado automóvel durante o mês de outubro de 2017, que lhe apresentamos mais ao pormenor no seguimento deste artigo. Os dez mais vendidos na Europa em outubro de 2017 [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/63855-h-por1-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/63855-h-por1-2222.jpg] Com um total de 1202877 veículos transacionados, as vendas de ligeiros de passageiros a nível comunitário cresceram 5,6% comparativamente ao período homólogo. O que significa uma evolução superior ao ritmo anual, onde o aumento das vendas está nos 3,6%, resultado de 13,18 milhões de veículos saídos dos concessionários. Embora os utilitários continuem a ditar leis, com as quatro primeiras posições do ranking, destaque para a performance dos SUVS, que já ocupam o quinto, sétimo e nono lugares no top de vendas. Mas os dados mais interessantes estão nos registos das motorizações, onde se comprovam as tendências mais recentes. O que significa vida difícil para os diesel, que caíram 9,9% em comparação a outubro de 2016 e passam agora a ter apenas 41,4% do total das vendas. Isto significou o pior resultado para estes propulsores durante este mês ao longo da última década. Os gasolina são os maiores vencedores, representando 51,5% da quota de vendas, mas as motorizações alternativas são também beneficiados pelo momento atual. Ao obterem uma quota de mercado de 5,5% conseguiram o seu segundo melhor resultado de sempre, estando este registo total de 66.000 unidades dividido entre 60% de híbridos em série, 23% de PHEV e 17% para modelos apenas com motores elétricos. Para aqueles que se questionam onde estão os restantes 1,6% do mercado automóvel europeu, ele fica a cargo dos GPL, Gás Natural e outras alternativas.