O De Tomaso P900 é um hipercarro "leve" equipado com um motor V12 neutro com 900 cv. A produção estará limitada a 18 unidades e a versão definitiva será apresentada na primavera de 2023.
O fabricante italiano De Tomaso apresentou o hipercarro de pista P900, equipado com um motor V12 de 900 cv que pode chegar às 12.300 rpm, mais 200 rpm do que o Cosworth V12 do Gordon Murray T.50.
A marca reivindica que este é o propulsor mais leve de sempre com esta arquitetura, com um peso de apenas 220 quilos. Como o veículo tem uma tara de 900 quilos, a relação entre peso e potência é de 1:1, semelhante ao Koenigsegg One:1.
O V12 de dois lugares não dispõe de qualquer tecnologia de eletrificação, mas pode circular apenas com a utilização de combustível sintético. A De Tomaso sublinha que se trata do "primeiro V12 do mundo com emissões neutras de carbono".
A potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa sequencial Xtrac, mas o potente V12 não estará pronto antes de 2024. Os clientes mais impacientes podem optar pelo Judd V10, que estará disponível no verão de 2023. Aquele motor está relacionado com o usado na Fórmula 1 pelo Benetton B197, pilotado por Jean Alesi e Gerhard Berger na temporada de 1997.
Design otimizado em túnel de vento
Em termos de design, as suas linhas exteriores são muito semelhantes ao Apollo Intensa Emozione, mas isso também será normal porque os dois carros foram projetados pela mesma equipa. O visual do P900 foi otimizado no túnel de vento utilizado nos carros de Fórmula 1 e por isso o hipercarro adotou a asa ativa traseira DRS.
LEIA TAMBÉM
Depois do P72. De Tomaso agenda promissor P900 ainda para novembro
Os dados relativos às prestações do P900 não foram divulgados, mas a De Tomaso afirma que será tão rápido como um carro de competição LMP.
O P900 terá uma produção limitada a 18 unidades, custando cada uma cerca de três milhões de euros. As especificações finais deste modelo com motor V12 serão conhecidas na primavera de 2023.