O operador logístico e de transportes DB Schenker vai integrar na sua frota europeia 36 novos Fuso eCanter, produzidos em Portugal na fábrica do Tramagal. Os resultados positivos em quatro cidades europeias desde 2019 levaram a empresa a reforçar a sua aposta nestes camiões ligeiros elétricos.
O operador de logística e transportes DB Schenker vai integrar na sua frota 36 novos camiões ligeiros elétricos Fuso eCanter, que serão distribuídos por 11 países europeus.
A introdução dos novos veículos elétricos insere-se na estratégia de sustentabilidade ambiental da DB Schenker, que começou a utilizar o Fuso eCanter na cidade de Berlim em 2018 em operações de distribuição. A empresa reforçou esta frota elétrica em 2019 para operações em Paris, Frankfurt e Estugarda.
"A DB Schenker é pioneira em inovação na logística e agora estamos a tornar-nos num dos principais fornecedores de logística "verde". Apostamos na sustentabilidade, da primeira à última milha", afirma Cyrille Bonjean, diretor de transporte terrestre da Europa da DB Schenker.
"A logística com emissões zero nas cidade já hoje é possível, como temos vindo a demonstrar em toda a Europa em conjunto com a Fuso e o novo eCanter. Estamos muito satisfeitos por termos conseguido assegurar uma parte significativa da produção do eCanter a partir deste ano. Para os nossos clientes, isso significa que vão continuar a obter o mesmo serviço, mas com emissões locais zero".
Os 36 Furso eCanter para a DB Schenker foram produzidos na fábrica do Tramagal, em Portugal. Os veículos foram carroçados por várias empresas especializadas e receberam plataformas elevatórias para facilitar as operações de carga e descarga.
Produzidos em Portugal
A DB Schenker vai operar os camiões elétricos equipados com motor elétrico de 129 kW e carga útil até 3,2 toneladas em várias cidades europeias: Oslo, Copenhaga, Madrid, Salzburgo, Viena, Hamburgo, Roma e Milão.
LEIA TAMBÉM
Mitsubishi Fuso revela nova geração do camião ligeiro Canter
Quando forem entregues todas as unidades do Fuso eCanter, a frota de camiões elétricos da DB Schenker passará a assegurar operações de distribuição urbana em 20 cidades europeias, em países como a Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Grã-Bretanha, França, Irlanda, Países Baixos, Noruega, Áustria, Espanha e Itália. Curiosamente, Portugal - onde são produzidos os veículos - fica de fora.
Elemento da estratégia da sustentabilidade
O camião elétrico ligeiro de 7,5 toneladas oferece uma autonomia mínima de 100 quilómetros e consegue responder aos requisitos operacionais de distribuição urbana da DB Schenker sem problemas.
As baterias dos veículos são carregadas durante a noite, podendo ser utilizada corrente alterna ou contínua, dependendo da disponibilidade. O tempo de carregamento pode diminuir até cerca de 90 minutos num posto de carga rápida de elevada potência.
Ao intensificar a sua parceria com a Daimler Trucks, a DB Schenker torna-se no maior cliente de camiões elétricos da Fuso com um total de 41 unidades do eCanter em operações diárias. A experiência acumulada com o Fuso Canter tem sido positiva. Os motoristas apreciam a aceleração suave e instantânea do motor elétrico, assim como a agilidade do veículo, assim como a ausência de ruído e de vibrações na cabina.
Frota percorreu mais 2,5 milhões de km
Para a DB Schenker, o Fuso eCanter tem-se revelado em condições reais de utilização nos últimos dois anos e oferece uma solução de mobilidade ecológica para a sua frota como elemento importante da estratégia de sustentabilidade.
Além do Fuso eCanter, a DB Schenker também vindo a testar, em condições de operação real, outro camião da Daimler Trucks, o Mercedes-Benz Actros, na cidade de Leipzig, na Alemanha.
Atualmente já estão em operação mais de 200 camiões ligeiros Fuso eCanter, encontrando-se ao serviço de vários clientes na Europa, Japão e Estados Unidos.
A Fuso assinalou a estreia mundial desta versão em 2017. Quando estiver concluída a entrega destas 36 unidades à DB Schenker estarão em operação mais de 200 unidades em 14 países. A frota global de camiões Fuso eCanter já percorreu mais de 2,5 milhões de quilómetros com emissões zero.