A estratégia de eletrificação da Daimler Truck é dupla. Em função das necessidades operacionais dos clientes, o construtor alemão irá disponibilizar camiões elétricos a bateria ou a célula de combustível. Entretanto está envolvido em várias iniciativas e parcerias para acelerar a introdução de camiões a célula de combustível, quer no domínio da tecnologia de abastecimento de hidrogénio, quer da própria infraestrutura de abastecimento.
A estratégia de eletrificação do portefólio da Daimler Truck passa pela disponibilização de camiões equipados com a tecnologia das baterias de tração ou da pilha de combustível, dependendo da aplicação e operação do veículo.
Para aplicações com necessidade de maior flexibilidade e maior exigência no segmento do transporte pesado e de longo curso, os camiões equipados com uma pilha de combustível podem ser a solução mais adequada para responder às exigências dos operadores rodoviários. O mesmo princípio se aplica aos camiões elétricos a bateria ou aos camiões convencionais com motores de combustão.
As políticas de aquisições das empresas de transportes são baseadas em decisões racionais, levando em conta o custo total de utilização. Os operadores não estão dispostos a comprometer a capacidade dos seus veículos na utilização diária, na tonelagem e na autonomia. Por esse motivo, a Daimler Truck anunciou que irá continuar a disponibilizar aos clientes as soluções mais adequadas para todos os tipos de aplicações.
Discussões permanentes
"Haverá sempre discussões acerca aspectos parciais das diferentes tecnologias alternativas como a eficiência energética", comenta Andreas Gorbach, membro do conselho de administração da Daimler Truck e responsável pela área da tecnologia.
"Na verdade, a eficiência é superior nas baterias de tração do que na pilha de combustível, mas há um aspeto importante que é geralmente esquecido. Além da eficiência energética, a disponibilidade da infraestrutura correspondente e de energia verde suficiente são decisivas para uma conversão bem sucedida para as tecnologias de emissões zero", adianta Andreas Gorbach.
"Estamos convencidos que este requisito energético só poderá ser coberto de forma rápida e económica com ambas as tecnologias. No futuro, dificilmente algum país do mundo terá capacidade para ser autossuficiente em termos de energia verde a preços competitivos", frisa o administrador da Daimler Truck.
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"Como consequência, terão de aderir ao comércio global com fontes de energia neutras em dióxido de carbono. O hidrogénio verde terá um papel central a desempenhar. Assumimos que será comercializado a preços atrativos no futuro. Vemos igualmente vantagens em termos de custos e de viabilidade técnica da infraestrutura de hidrogénio, assim como maiores autonomias, flexibilidade e tempos mais curtos de abastecimento para os nossos clientes".
"Assim, os camiões a hidrogénio poderão ser uma opção viável para os nossos clientes, especialmente nas exigentes aplicações de longo curso, assim como no custo total de utilização, mesmo que a eficiência energética seja menor", explica Andreas Gorbach. "No que se refere à questão da melhor solução de transporte, a eficiência energética é um critério importante, mas está longe de ser o único".
Parcerias
No âmbito da eletrificação, a Daimler Truck tem vindo a estabelecer várias parcerias para acelerar o processo de transição energética. Um delas foi com a Linde para desenvolver a próxima geração de tecnologia de reabastecimento de hidrogénio líquido para camiões com pilha de combustível.
No domínio da infraestrutura de estações de abastecimento de hidrogénio nas mais importantes rotas de transporte na Europa, a Daimler Truck planeia trabalhar com as empresas Shell, BP e TotalEnergies. Além disso, a Daimler Truck, a Iveco, a Linde, a OMV, a Shell, a TotalEnergies e o Volvo Group comprometeram-se a trabalhar em conjunto para a criação de condições para o lançamento no mercado de camiões a hidrogénio, ao abrigo do plano H2Accelerate (H2A).
A Daimler Truck também está empenhada na área da pilha de combustível, tendo criado uma empresa em conjunto com o Volvo Group, denominada cellcentric, em 2021. O objetivo da empresa é tornar-se num dos maiores fabricantes mundiais de sistemas de pilha de combustível. Para o efeito está prevista a instalação de uma das maiores fábricas de pilha de combustível na Europa que deverá iniciar a produção em 2025.
Dupla estratégia em marcha
Entretanto, a Daimler Truck já começou a implementar a sua estratégia dupla de eletrificação. O Mercedes-Benz eCitaro e o Mercedes-Benz eActros, ambos equipados com baterias de tração, estão em produção desde 2018 e 2021, respetivamente. O Mercedes-Benz eEconic, o Fuso eCanter e o Freightliner eCascadia serão lançados ainda este ano e já estão previstos outros modelos.
No que se refere à solução que utiliza hidrogénio, o protótipo do camião fuel-cell Mercedes-Benz GenH2 Truck já se encontra em testes intensivos desde o ano passado, quer em pista de testes do construtor, quer em estradas públicas. O objetivo da equipa de desenvolvimento é alcançar uma autonomia de até mil quilómetros ou superior, estando a produção em série planeada para 2027.