A Daimler Truck anunciou a sua estratégia como empresa independente. Melhoria da rendibilidade, redução de custos e eletrificação são os pilares para o crescimento.
A Daimler Truck revelou a sua ambiciosa estratégia de crescimento como entidade independente aos investidores e analistas na primeira edição do "Strategy Day". Liderado pelo CEO Martin Daum, o conselho de administração da Daimler Truck apresentou os seus objetivos estratégicos, financeiros e tecnológicos.
A "nova" Daimler Truck inicia a sua atividade numa posição de liderança, em termos de vendas, quota de mercado e presença global. Com um volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros num ano normal, a Daimler Truck vende mais de meio milhão de camiões e autocarros das marcas Freightliner, Mercedes-Benz, Fuso e BharatBenz, além de disponibilizar a gama mais completa de veículos pesados de mercadorias e passageiros.
O fabricante germânico também assume uma posição de pioneirismo tecnológico em termos de segurança, eficiência e motorizações eletrificadas.
A Daimler Truck comprometeu-se em acelerar as suas ambições estratégicas e na melhoria dos resultados financeiros. No mercado da América do Norte, a posição está consolidada, com uma taxa de penetração de 40% no segmento de gama alta, sendo também uma referência no que se refere à rendibilidade.
Todavia, os resultados regionais de rendibilidade são inconsistentes na Europa, Brasil e Ásia, e, segundo a Daimler Truck, necessitam de melhorar significativamente.
Melhoria das margens
"A nossa missão como empresa independente é clara: a nossa ambição é liderar a transição para emissões zero no negócio dos camiões ao acelerar o desenvolvimento de veículos a bateria e fuel-cell", comenta Martin Daum, CEO da Daimler Truck.
"E vamos voltar a ser rentáveis. Queremos ser a referência em cada região. Cada uma deve ter uma performance competitiva e estamos dispostos a implementar as medidas necessárias para alcançar este objetivo. Estamos dispostos a tomar medidas difíceis para atingir mais rapidamente o ponto de equilíbrio e melhorar a nossa performance", acrescenta.
A melhoria da rendibilidade, o aumento das margens e o reforço do retorno para o acionista vão ser as principais apostas da administração da Daimler Truck. A empresa vai procurar ser a referência em termos de rendibilidade em todas as regiões e pretende alcançar um retorno de dois dígitos nas vendas em 2025.
Soluções a bateria
No domínio tecnológico, a Daimler Truck vai diminuir o investimento no desenvolvimento de motores de combustão interna e vai estabelecer parcerias com outros fabricantes. Nesse âmbito já foi assinado um acordo com a Cummins para novos motores para camiões de gama média que serão fabricados na fábrica de Wörth, na Alemanha.
A fatia mais significativa do investimento até 2025 será canalizada para o desenvolvimento de tecnologias de emissões zero, incluindo soluções a bateria e hidrogénio.
A primeira abordagem da Daimler Truck à mobilidade elétrica nos veículos pesados teve início com o Fuso eCanter em 2017 e desde então tem vindo a reforçar o seu portefólio com o lançamento de vários modelos como o Freightliner eCascadia e eM2, o Mercedes-Benz eActros e eCitaro, assim como o Thomas Built Buses Jouley. Esses veículos elétricos pesados encontram-se diariamente em atividade ao serviço dos clientes e já percorreram mais de dez milhões de quilómetros.
Nos próximos anos, a Daimler Truck pretende lançar o Mercedes-Benz eActros Long Haul com uma autonomia de 500 quilómetros e com uma gama dedicada de camiões elétricos a bateria, o construtor alemão espera oferecer um alcance até 800 quilómetros.
Parcerias estratégicas
Para acelerar o lançamento de veículos elétricos, a Daimler Truck está a procurar aumentar a velocidade do desenvolvimento da tecnologia de propulsão elétrica e estabeleceu algumas parcerias estratégicas no domínio da tecnologia de bateria e da infraestrutura de carregamento.
Assim, a Daimler Truck e a CATL anunciaram a intensificação da sua parceria para a eletrificação dos camiões, que passa pelo fornecimento de baterias de iões de lítio para o Mercedes-Benz eActros LongHaul, com produção em série prevista para 2024. O acordo é válido até 2030.
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Para apoiar os clientes nas fases iniciais de operação com camiões elétricos, a Daimler Truck estabeleceu um acordo estratégico com a Siemens Smart Infrastructure e a Engie para disponibilizar soluções de carregamento para frotas de camiões nas bases.
Fuel-cell para longo curso
Em complemento à tecnologia da bateria de tração, a Daimler Truck está igualmente a apostar no desenvolvimento de soluções baseadas na célula de combustível para o longo curso. A elevada densidade energética do hidrogénio, os tempos rápidos de abastecimento e a implementação provável de uma infraestrutura de hidrogénio em muitos mercados levaram a Daimler Truck a encarar esta solução como uma alternativa viável para o transporte de mercadorias, designadamente no longo curso.
Ao abrigo da joint-venture "cellcentric" com a Volvo AB, a Daimler Truck está empenhada em introduzir estes veículos no mercado.
Um elemento crucial é a infraestrutura de abastecimento. Para esse efeito foi estabelecido um acordo com a Shell que prevê a criação de um "corredor de hidrogénio", com uma extensão de 1200 quilómetros, entre Roterdão, Hamburgo e Colónia. A Shell vai instalar estações de abastecimento de hidrogénio ao longo dessa rota, enquanto a Daimler Truck se comprometeu a fornecer camiões a hidrogénio a partir de 2025.
Em termos de objetivos, a Daimler Truck pretende que os veículos elétricos (bateria e hidrogénio) representem cerca de 60% das vendas totais em 2030.