A Daimler Truck AG e o Volvo Group vão constituir uma joint-venture, detida em partes iguais, para o desenvolvimento e produção de sistemas de células de combustíveis para pesados.
A Daimler Truck AG e o Volvo Group vão criar uma joint-venture para a produção em larga escala de células de combustíveis para veículos pesados. A comercialização desta tecnologia permitirá alcançar os objetivos da neutralidade carbónica na área dos transportes na Europa até 2050.
A intenção desta joint-venture consiste no desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas de células de combustível para veículos pesados e para outras aplicações. A Daimler irá consolidar todas as suas atividades atuais na área da célula de combustível nesta venture. O Volvo Group, por sua vez, irá adquirir 50% do capital desta joint-venture pelo valor de 600 milhões de euros.
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Os dois fabricantes terão uma participação igual nesta parceria, que irá operar como uma entidade independente e autónoma. A Daimler Truck e o Volvo Group continuarão a ser concorrentes em todas as outras áreas de negócio.
As sinergias permitirão reduzir os custos de desenvolvimento para ambas as empresas e acelerar a introdução no mercado de sistemas de célula de combustível em produtos utilizados no transporte pesado e em exigentes aplicações de longo curso. No contexto económico atual, a cooperação tornou-se ainda mais necessária para se atingir os objetivos de neutralidade carbónica.
Produção em série na segunda metade da década
Ambos os fabricantes pretendem disponibilizar veículos pesados com célula de combustível para transporte de longo curso na segunda metade da década.
Para viabilizar a joint-venture, a Daimler Trucks irá transferir todas as atividades relacionadas com células de combustível para a nova joint-venture. As operações da Mercedes-Benz Fuel Cell, que uma grande experiência no desenvolvimento de sistemas de célula de combustível e armazenamento de hidrogénio para várias aplicações de veículos, também serão alocadas à Daimler Truck AG.
A joint-venture vai incluir as operações em Nabern (Alemanha) - onde está sediada atualmente a Mercedes-Benz Fuel Cell - com unidades de produção na Alemanha e Canadá.