Após o processo movido pela Nokia, a Daimler voltou a perder mais um processo judicial nos tribunais alemães por violação de patentes relacionadas com tecnologias de comunicações móveis. O mais recente foi ganho pela japonesa Sharp.
A Mercedes-Benz acabou de lançar a mais recente geração do Classe S, que vem recheada de novidades, incluindo vários ecrãs no interior no habitáculo.
Mais ecrãs significa, naturalmente, mais tecnologia, designadamente de comunicações móveis e conectividade.
Todavia, o construtor de Estugarda está a ter alguns problemas relacionados com patentes, tendo já perdido dois processos judiciais na Alemanha em apenas três semanas.
O primeiro processo teve um desfecho favorável à finlandesa Nokia e esta última está a procurar obter uma compensação financeira pela utilização da sua tecnologia de comunicações móveis.
Para agravar a situação, a Daimler voltou a perder um novo processo, também relacionado com patentes de tecnologia, e desta vez para os japoneses da Sharp.
LEIA TAMBÉM
Nokia ganha processo judicial sobre patentes à Daimler
Segundo o Automotive News, o processo da Sharp contra a Daimler é muito semelhante ao da Nokia.
O construtor alemão tem utilizado tecnologia móvel nos seus modelos (não foi especificado em quais) sem adquirir as licenças aos proprietários das patentes.
Daimler enfrenta empresas tecnológicas
Aparentemente existe uma "pool" de proprietários de patentes - na sua maioria empresas tecnológicas - que estão a lutar pelos seus direitos de patentes. Até agora, a Nokia e a Sharp já conseguiram ganhar processos contra a Daimler.
No limite, tal como sucede com a Nokia, a Sharp pode proibir a venda de automóveis Mercedes-Benz na Alemanha.
Porém, a Daimler decidiu recorrer da sentença. Isto significa que a Sharp tem de pagar uma caução de aproximadamente 5,5 mil milhões de euros para compensar a Daimler caso perca a ação.
Será de referir a a caução da Nokia era de sete mil milhões de euros que ainda não foi depositada, pelo que a proibição de vendas ainda não foi imposta à Daimler.