Os resultados da Daimler Buses foram penalizados pelos efeitos da crise pandémica do COVID-19 em 2020. A quebra da atividade turística teve como reflexo uma diminuição nas vendas e encomendas de autocarros. No segmento de turismo, a redução foi de quase 60% na Europa em comparação com 2019.
A crise pandémica do COVID-19 teve um impacto significativo nos resultados da Daimler Buses em 2020. As vendas globais de autocarros completos e chassis diminuíram quase 40% para 20.200 unidades, e nos mercados mais importantes a quebra chegou aos 45%.
O segmento mais atingido pela recessão nos principais mercados para o construtor - Europa, Brasil e México - foi, naturalmente, o dos autocarros de turismo. Na União Europeia, Noruega e Suíça, a quebra foi de quase 60% em comparação com 2019. Esta tendência também se verificou nos segmentos de autocarros urbanos e interurbanos.
Apesar destes condicionalismo conjunturais, a Daimler Buses conseguiu reforçar a liderança nos mercados mais importantes, designadamente na União Europeia, no Brasil, Argentina, México e Turquia.
Ano de 2021 marcado pela incerteza
As perspetivas para 2021 são marcadas pela incerteza devido ao impacto económico provocado pela pandemia do COVID-19 e pela queda da atividade turística, que terá consequências nas empresas de transporte. O reflexo traduz-se numa forte diminuição nas encomendas de autocarros de turismo.
"A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo em toda a indústria dos autocarros no ano passado e a situação no mercado global de autocarros continuará tensa em 2021", comenta Till Oberwörder, presidente da Daimler Buses.
"O nosso vasto e posicionamento global com um alargado portefólio de produto ajudou-nos em relação às medidas que tomamos, como a manutenção da disciplina de custos. No ano fiscal de 2021 vamos continuar a "navegar à vista" e mantemos a confiança. Quando acabar a pandemia, as pessoas vão voltar a querer viajar e isso irá normalizar o nosso negócio. Iremos continuar a olhar para a frente e vamos investir em projetos estratégicos como a mobilidade neutra em dióxido de carbono.
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Além das iniciativas para limitar os danos provocados pela crise pandémica, incluindo a redução de custos, a Daimler Buses vai manter o seus objetivos estratégicos de longo prazo. Para melhorar a rendibilidade do seu negócio, o construtor germânico pretende reforçar a sua posição de mercado nas regiões mais importantes em termos de vendas.
Novos contratos em 2020
Apesar da difícil conjuntura do mercado, a Daimler Buses tem conseguido conquistar contratos importantes, destacando-se a adjudicação de 415 autocarros urbanos e interurbanos para Israel e 500 autocarros urbanos para Marrocos. Além disso, o primeiro lote de 112 autocarros interurbanos para a Suécia já foi entregue em dezembro.
O portefólio de produto foi reforçado em 2020 com a introdução do Mercedes-Benz Intouro. Este autocarro interurbano não só é mais económico em termos de consumo de combustível, mas também é o primeiro pesado de passageiros da marca a receber o sistema Active Brake Assist 5 (ABA 5). A Daimler Buses também lançou recentemente o chassis OF 1621 para o mercado brasileiro, que está vocacionado para serviços regulares especializados.