Em conjunto com um operador holandês, a DAF Trucks iniciou um programa de testes com a versão híbrida do modelo CF.
A DAF Trucks iniciou um programa de testes em condições reais de operação com o CF Hybrid para ganhar experiência na utilização quotidiana. A empresa holandesa Peter Appel tem vindo a utilizar dois camiões híbridos nas entregas a lojas no coração dos Países Baixos.
O DAF CF Hybrid opera em modo elétrico nas zonas urbanas e utiliza gasóleo nos trajetos em estrada. O camião está equipado com um motor diesel Paccar MX-11 de 10,8 litros, com 450 cv, um motor elétrico da ZF com 75 kW (100 cv) e uma caixa de velocidades especial ZF TraXon para cadeias cinemáticas híbridas.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria com uma capacidade de 85 kWh, que é carregada quando está a ser utilizado o motor de combustão. Durante a operação a gasóleo, o motor elétrico funciona como gerador e fornece energia à bateria. No futuro também será possível carregar externamente a bateria num posto rápido.
Quando a bateria está totalmente carregada, o DAF CF Hybrid proporciona uma autonomia em modo elétrico entre 30 km a 30 km, dependendo do peso total da combinação trator-semirreboque. A marca holandesa considera que este valor é mais do que suficiente para entrar e sair dos centros urbanos sem produzir emissões pelo tubo de escape.
Menor pegada de carbono
Fora dos centros urbanos, o CF Hybrid recorre ao eficiente motor diesel Paccar MX-11, que assegura uma maior autonomia. Além disso, a tecnologia híbrida proporciona uma poupança considerável no consumo de combustível, graças ao sistema de gestão de energia. Aquela que é gerada pelo travão-motor e pelo Down Hill Speed Control é utilizada pelo motor elétrico para apoiar o propulsor a gasóleo, com vantagens em termos de consumo de combustível e emissões de dióxido de carbono.
"Em conjunto com o nosso cliente, Albert Heijn, estamos sempre à procura de formas de reduzir a nossa pegada de carbono", afirma Marcel Pater, gestor de frota da Peter Appel Transport, empresa que tem ao seu serviço 680 camiões. "Enquanto os camiões elétricos são ideais para distribuição urbana, a tecnologia híbrida está mais vocacionada para rotas mais longas. Em cidade, o DAF CF Hybrid opera em modo elétrico, enquanto o motor a gasóleo permite assegurar ligações entre diferentes centros de distribuição nos Países Baixos e no estrangeiro sem problemas".
Por sua vez, o diretor de desenvolvimento de produto da DAF Trucks, Ron Borsboom, adianta que para a marca holandesa não existe uma só solução tecnológica para um vasto leque de aplicações no transporte. "É por isso que estamos a testar tecnologias diferentes. A propulsão elétrica é uma boa alternativa para a distribuição urbana, enquanto a tecnologia diesel é uma excelente opção para longas distâncias - em parte graças aos novos tipos de combustíveis - e para o futuro também estamos a olhar com atenção para o hidrogénio. Com o teste em condições de operação com o CF Hybrid queremos avaliar não só a performance da tecnologia elétrica / diesel, mas também a sua viabilidade em termos de utilização diárias pelos nossos clientes", afirma o responsável.