A DAF Trucks obteve uma dobradinha em 2022 nos mais prestigiados prémios na indústria dos camiões. Os novos DAF XF, XG e XG+ foram eleitos "International Truck of the Year de 2022", enquanto o DAF XF Innovation com motor de combustão a hidrogénio foi distinguido com o "Truck Innovation Award" de 2022.
A nova geração de camiões XF, XG e XG+ da DAF Trucks conquistou o prestigiado prémio de "International Truck of the Year" de 2022, atribuído por um painel de 24 jornalistas da imprensa especializada europeia. O troféu foi entregue no Salão Solutrans, em Lyon (França).
"O DAF XF, XG e XG+ estabelecem um novo ponto de referência na indústria para a eficiência, a segurança e o conforto do motorista", referiu o presidente do júri Gianenrico Griffini, após a realização de inúmeros testes.
"A DAF é o primeiro fabricante de camiões a introduzir uma geração completamente nova de camiões a pensar nos novos regulamentos para massas e dimensões dos camiões", sublinhou o italiano. "O resultado é uma gama de camiões altamente atrativos e muito aerodinâmicos, que garante eficiência, segurança e conforto para o condutor líderes na classe".
"Os novos XF, XG e XG proporcionam uma excelente visibilidade direta graças a um para-brisas grande e curvo, a janelas laterais com linhas de cintura baixas e à janela de visão do lancil", sublinha Gianenrico Griffini. "Estes recursos, juntamente com o sistema de visão digital que substitui os espelhos retrovisores tradicionais e a nova câmara Corner View, proporcionam uma visão panorâmica, protegendo os utentes da estrada vulneráveis".
Prémio de Inovação em camiões
A DAF Trucks foi ainda distinguida com o Truck Innovation Award pelo seu XF Innovation com motor de combustão a hidrogénio. "Este prémio em particular remete para a nossa filosofia de necessidade de explorar o conjunto de tecnologias ao longo da caminhada para a descarbonização do transporte e da mobilidade da próxima década", comenta Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos da DAF Trucks.
"A tecnologia de hidrogénio pode tornar-se uma opção muito interessante para o futuro, a par das soluções elétricas a bateria por nós disponibilizadas atualmente, e dos camiões híbridos que temos em desenvolvimento", acrescenta Ron Borsboom.
LEIA TAMBÉM
DAF Trucks. CF Hybrid testado na Holanda
"Ser distinguido com o Truck Innovation Award de 2022 demonstra também que ainda existe um futuro promissor para o motor de combustão interna (ICE), cujo horizonte promete novas gerações de combustíveis neutros em carbono. É importante compreender que pôr termo à utilização de combustíveis fósseis não deve, de modo algum, resultar automaticamente numa exclusão dos motores de combustão interna, especialmente no segmento do transporte de longa distância e cargas pesadas", esclarece o diretor executivo de desenvolvimento de produtos da DAF Trucks.
"A implementação dos motores de combustão interna a hidrogénio significa que, em muitas áreas, se pode utilizar as estações de combustível de redes de distribuição existentes. Além disso, contamos com vasto conhecimento e contributo no fabrico desta tecnologia na Europa," conclui Ron Borsboom.