Para 2024. Dacia já tem sucessor do elétrico Spring na calha

Embora ainda na fase inicial de implantação no mercado, o Dacia Spring tem já sucessor previsto e no horizonte, para 2024.

Embora ainda na fase inicial de implantação no mercado, o primeiro modelo 100% elétrico da Dacia, o Spring, tem já sucessor previsto. Cuja chegada ao mercado acontecerá, de resto, num ano particularmente agitado para o Renault Group e restantes marcas - 2024.

A revelação foi feita pelo Grupo Renault, hoje em dia o dono da romena Dacia, durante um evento de apresentação de resultados financeiros, relativos a 2021. No qual, além do anúncio do regresso aos lucros, depois de dois anos no vermelho, o grupo automóvel francês desvendou, igualmente, alguns dos lançamentos já definidos para os próximos anos.

Assim e segundo o plano agora divulgado, 2024 será um ano particularmente agitado, desde logo, fruto da apresentação de um total de quatro novos modelos Renault. A que se juntam, ainda, uma nova proposta Alpine, assim como uma novidade Dacia - o sucessor do Spring!

Embora ainda na fase de afirmação, mas já com o sucesso garantido, o Dacia Spring tem sucessor no horizonte
Embora ainda na fase de afirmação, mas já com o sucesso garantido, o Dacia Spring tem sucessor no horizonte, para 2024

Sobre este modelo, foi o próprio CEO do Renault Group, Luca de Meo, quem acabou revelando que o novo elétrico Dacia utilizará, não a mesma plataforma do Spring, mas uma nova base: a já conhecida plataforma CMF-A.

LEIA TAMBÉM
O EV mais barato do mercado. Dacia Spring já soma 40.000 encomendas

A escolha não deixa, contudo, de revestir-se de alguma surpresa, uma vez que o futuro EV da Dacia deverá ostentar, basicamente, as mesmas dimensões do futuro Renault 5 elétrico. Opção que o posicionará, não no segmento A, o mesmo do atual Spring, mas no B, ou seja, o mesmo do R5. O qual, recorde-se, utilizará a arquitectura CMF-B.

Quatro Renault, um Alpine... e um Nissan

Aliás e quanto aos modelos da marca do losango inscritos neste plano de lançamentos, trata-se, precisamente, do futuro Renault 5 EV, assim como do também já confirmado regresso do Renault 4L. Sendo que, a acompanhar estas duas novas propostas, surgirá, igualmente, uma carrinha e um modelo de dimensões maiores.

O futuro Renault 5 EV recorre à plataforma CMF-B
O futuro Renault 5 EV recorre à plataforma CMF-B

Quanto à novidade Alpine, será, ao que tudo indica, uma reinterpretação mais desportiva do Renault 5 EV, a que se seguirá, já em 2025, o primeiro crossover compacto e elétrico da marca de Dieppe, o GT-X Over. Este último, baseado na mesma plataforma do Renault Mégane E-Tech e do Nissan Ariya.

E já que falamos na Nissan, a promessa de que, com todos estes novos modelos, surgirá, igualmente, o sucessor do atual Micra. O qual, já antevisto, de certa forma, pelo teaser desvendado no passado mês de janeiro, deverá surgir já com propulsão elétrica e construído, não no Japão, mas numa fábrica da Renault, em França.

O primeiro teaser do futuro Nissan Micra
O primeiro teaser do futuro Nissan Micra

Partes de um plano maior

Todos estes modelos fazem, de resto, parte de um plano maior de lançamentos, elaborado no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o qual prevê o lançamento de um total de 35 novos EV, até ao final da presente década.