Embora ainda na fase inicial de implantação no mercado, o primeiro modelo 100% elétrico da Dacia, o Spring, tem já sucessor previsto. Cuja chegada ao mercado acontecerá, de resto, num ano particularmente agitado para o Renault Group e restantes marcas - 2024.
A revelação foi feita pelo Grupo Renault, hoje em dia o dono da romena Dacia, durante um evento de apresentação de resultados financeiros, relativos a 2021. No qual, além do anúncio do regresso aos lucros, depois de dois anos no vermelho, o grupo automóvel francês desvendou, igualmente, alguns dos lançamentos já definidos para os próximos anos.
Assim e segundo o plano agora divulgado, 2024 será um ano particularmente agitado, desde logo, fruto da apresentação de um total de quatro novos modelos Renault. A que se juntam, ainda, uma nova proposta Alpine, assim como uma novidade Dacia - o sucessor do Spring!
Sobre este modelo, foi o próprio CEO do Renault Group, Luca de Meo, quem acabou revelando que o novo elétrico Dacia utilizará, não a mesma plataforma do Spring, mas uma nova base: a já conhecida plataforma CMF-A.
LEIA TAMBÉM
O EV mais barato do mercado. Dacia Spring já soma 40.000 encomendas
A escolha não deixa, contudo, de revestir-se de alguma surpresa, uma vez que o futuro EV da Dacia deverá ostentar, basicamente, as mesmas dimensões do futuro Renault 5 elétrico. Opção que o posicionará, não no segmento A, o mesmo do atual Spring, mas no B, ou seja, o mesmo do R5. O qual, recorde-se, utilizará a arquitectura CMF-B.
Quatro Renault, um Alpine... e um Nissan
Aliás e quanto aos modelos da marca do losango inscritos neste plano de lançamentos, trata-se, precisamente, do futuro Renault 5 EV, assim como do também já confirmado regresso do Renault 4L. Sendo que, a acompanhar estas duas novas propostas, surgirá, igualmente, uma carrinha e um modelo de dimensões maiores.
Quanto à novidade Alpine, será, ao que tudo indica, uma reinterpretação mais desportiva do Renault 5 EV, a que se seguirá, já em 2025, o primeiro crossover compacto e elétrico da marca de Dieppe, o GT-X Over. Este último, baseado na mesma plataforma do Renault Mégane E-Tech e do Nissan Ariya.
E já que falamos na Nissan, a promessa de que, com todos estes novos modelos, surgirá, igualmente, o sucessor do atual Micra. O qual, já antevisto, de certa forma, pelo teaser desvendado no passado mês de janeiro, deverá surgir já com propulsão elétrica e construído, não no Japão, mas numa fábrica da Renault, em França.
Partes de um plano maior
Todos estes modelos fazem, de resto, parte de um plano maior de lançamentos, elaborado no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o qual prevê o lançamento de um total de 35 novos EV, até ao final da presente década.