Dacia Spring promete ser o mais barato dos elétricos

A Dacia apresenta o seu primeiro veículo elétrico, o Spring, como a terceira revolução da marca, disponível dentro de um ano.

A Dacia apresenta o seu primeiro veículo elétrico como a terceira revolução da marca, depois do Logan e do Duster. O novo Dacia Spring está disponível dentro de um ano, promete ser o automóvel elétrico mais barato à venda na Europa e terá 225 km de autonomia.

Sem anunciar o preço, a Dacia garante que o Spring será o mais barato dos automóveis elétricos quando, dentro de um ano, estiver à venda na Europa para clientes particulares. Este último sublinhado é importante para o Dacia Spring começará por estar disponível para as empresas de "car-sharing", na Primavera, para no final de 2021 conhecer uma versão "comercial" para revolucionar a distribuição de mercadorias na cidade.

Revolução foi, aliás, uma palavra muito usada no evento que serviu para anunciar o primeiro Dacia 100% elétrico, no qual Mihai Bordeanu, diretor de marketing da Dacia apresentou o Spring como a terceira revolução da marca romena, depois do Logan, em 2004, e do Duster.

O Spring exibe a nova linguagem estilística da Dacia
O Spring exibe a nova linguagem estilística da Dacia

A "colagem" aos dois ícones daquilo que muitas vezes é definido como a "compra racional" não fortuita já que o Spring conjuga um conjunto de características que lhe permitem acalentar a esperança de se tornar, também, um ícone da mobilidade elétrica.

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Com 3,7 metros de comprimento e 1,7 metros de largura a carroçaria adota a configuração da moda (SUV) e a aventura na cidade é assegurada pela altura ao solo (15 centímetros) e, principalmente, pelo diâmetro de viragem de 9,6 metros.

Também no interior, o Dacia Spring faz jus àquilo que são os produtos da marca romena, primando pela sobriedade
Também no interior, o Dacia Spring faz jus àquilo que são os produtos da marca romena, primando pela sobriedade

No interior, homologado para alojar quatro adultos, reina a sobriedade, característica que não impede o Spring de disponibilizar as indispensáveis soluções de conectividade, bem como os dispositivos de apoio à condução e segurança mais evoluídos no seio do grupo Renault.

Com base na plataforma CMF-A

Do lado da mecânica, o Spring utiliza uma variante da plataforma CMF-A que a Renault e a Nissan partilham há já alguns anos em diversos modelos, a qual foi adaptada para fazer face às necessidades específicas da propulsão elétrica.

Com entrada para carregamento na grelha frontal, o Dacia Spring também pode ser carregado em postos rápidos
Com entrada para carregamento na grelha frontal, o Dacia Spring também pode ser carregado em postos rápidos

É esta escolha que explica que apesar da necessidade de "arrumar" a bateria de iões de lítio com 26,8 kWh de capacidade, a bagageira continue a oferecer 300 litros de capacidade, podendo mesmo duplicar com o rebatimento dos bancos.

Produzida na China (tal como o carro) a bateria que alimenta o motor de 33 kW (44 cv) de potência, assegura, segundo a Dacia, uma autonomia de 225 km (WLTP) que pode chegar aos 295 km em trajeto citadino.

Exclusivamente elétrico, o Spring troca a tradicional manche da caixa de velocidades, por um comando rotativo
Exclusivamente elétrico, o Spring troca a tradicional manche da caixa de velocidades, por um comando rotativo

O tempo de carregamento varia entre 14 horas nas tomadas domésticas (2,3 kW) a menos de uma hora para alcançar 80% da carga nos postos rápidos (30 kW).

Disponível dentro de um ano

Na versão para clientes privado, o Spring deve estar disponível dentro de um ano com a Dacia a assegurar desde já que comercializará duas versões, não estando prevista a modalidade de aluguer da bateria.

De linhas parecidas às do novo Sandero, o Dacia Spring é o primeiro modelo 100% elétrico da marca low-cost romena
De linhas parecidas às do novo Sandero, o Dacia Spring é o primeiro modelo 100% elétrico da marca low-cost romena