Já pode encomendar, em Portugal, o primeiro automóvel 100% elétrico do construtor romeno pertencente à Aliança Renault Nissan Mitsubishi. Chama-se Dacia Spring, chega em setembro e, com um preço base de 16 800 €, promete dar que pensar à concorrência.
Mobilidade acessível. É esta a bandeira do novo Dacia Spring, um automóvel elétrico pensado para revolucionar o mercado. Se não o consegue fazer pela tecnologia, não faz nada que outros não façam, fá-lo pelo conceito.
Pensado de raiz como um citadino prático e funcional, o Dacia Spring adota uma abordagem pragmática a todo o processo de desenvolvimento e construção para conseguir um preço base de 16 800 €. Contando com os incentivos fiscais, este pode cair para os 13 800 €. Não há automóvel elétrico de quatro lugares com preço comparável.
Ser pragmático não implica abdicar de comodidades como ar condicionado, ecrã tátil de 7'' com integração wireless Apple CarPlay e Android Auto ou câmara traseira. Ser pragmático implica usar jantes de ferro com decoração tipo liga leve ou limitar a capacidade de capacidade de carga da bateria aos 30 kW em corrente contínua e assim evitar complexos sistemas de refrigeração por líquido.
Hora e meia para carregar
Com 27,4 kWh de capacidade, a bateria instalada sob os bancos traseiros garante uma autonomia de 230 km em circuito misto. Restringindo as deslocações à cidade, a autonomia pode ultrapassar os 300 km. Uma vez esgotada, a carga pode ser reposta em uma hora e meia no carregador de 30 kW. Optar pela wallbox da marca (7,4 kW) obriga a uma paragem de cinco horas, que pode ultrapassar as oito horas numa tomada de 3,7 kW.
Enquanto esperamos pelas primeiras unidades nacionais, previstas para setembro em Portugal, fomos até ao Porto conhecer versões de pré produção do novo Dacia Spring. Como pesa menos de uma tonelada, os 45 cv desenvolvidos pelo motor elétrico são mais do que suficientes para uma condução despachada.
Na conta certa
Importa não esquecer as raízes citadinas do Dacia Spring. Acelera até aos 50 km/h em 5,8 segundos, mas precisa de quase 20 segundos para tocar os 100 km/h. Reconhecendo estas "limitações" estamos perante um automóvel elétrico muito competente, que tem na agilidade e capacidade de manobra em espaços apertados duas das suas mais fortes caraterísticas.
O preço, claro, é um dos principais atributos do Dacia Spring, também em Portugal. No entanto, importa não esquecer os oito anos ou 120 000 km de garantia da bateria, que complementam os três anos ou 100 000 km do automóvel.