Anunciado, desde a sua apresentação, como o mais barato crossover elétrico do mercado, o Dacia Spring EV prepara-se para iniciar comercialização em França, não somente com uma autonomia aceitável, para um citadino, como também e ainda mais importante, com um preço que, mesmo na versão de topo, não ultrapassa os 18.500€!
Recorrendo à conhecida plataforma CMF-A utilizada em vários modelos, tanto da Renault, como da Nissan, o Dacia Spring anuncia-se como uma proposta citadina para quatro adultos, sóbria no interior mas, ainda assim, com todas as soluções indispensáveis, por exemplo, à conectividade, apoio à condução e segurança. Todas elas, aliás, já disponibilizadas com outras propostas mais categorizadas do Grupo Renault.
Produzido na China, o Spring recorre a um motor elétrico com uma potência de 44 cv, o qual, apoiado por uma bateria de iões de lítio com 26,8 kWh de capacidade, consegue realizar 230 quilómetros com uma só carga. Embora a Dacia também refira que, numa utilização exclusivamente em cidade, a autonomia possa mesmo chegar aos 308 quilómetros, já segundo o novo ciclo WLTP.
Quanto ao tempo de carregamento das baterias, pode variar, segundo refere a marca romena, entre as 14 horas, isto recorrendo a uma tomada doméstica (2,3 kW), e menos de uma hora (80% da carga), no caso da carga ser feita em postos rápidos, com potências até 30 kW.
Três versões, a mais cara por menos de 18 500€
Em França, o Dacia Spring vai estar disponível em três versões: Standard, Business (mais vocacionada para frotas e serviços de car-sharing) e, a partir de 2022, a versão Cargo. Esta última, pensada enquanto comercial ligeiro e, por isso, sem bancos traseiros, a prometer uma capacidade de carga de 1.100 litros (a versão de passageiros promete "apenas" 300 litros...), além de poder transportar até 325 kg de peso.
LEIA TAMBÉM
Dacia Spring promete ser o mais barato dos elétricos
Falando de preços, a confirmação de que o pequeno elétrico romeno disputará, efectivamente, o título de EV mais barato do mercado, com a versão de topo, em França - Comfort Plus -, a não ir além dos 18.490€. Isto, já com sistema de info-entretenimento com ecrã táctil de 7", câmara e sensores de estacionamento atrás, além de aplicações exteriores e interiores em cor de laranja, roda sobressalente e pintura metalizada.
Ao optar por esta última versão, o cliente pode também adquirir o cabo de carregamento CCS, o qual, embora com um custo extra de 600€, permite que o Dacia Spring carregue as baterias em postos de carga rápidos, até 30 kWh.
Resta agora saber como será em Portugal...