Dacia Spring Electric vai receber versão comercial

A Dacia vai lançar uma versão comercial do modelo Spring Electric, denominada Cargo, que está vocacionada para distribuição urbana.

A Dacia vai lançar uma versão comercial do modelo Spring Electric, denominada Cargo, que está vocacionada para distribuição urbana de última milha. Com um volume útil de 800 litros e uma capacidade de carga de 325 km, este derivado elétrico oferece uma autonomia entre 225 km e 295 km, em ciclos WLTP e WLTP City, respetivamente.

A Dacia vai regressar ao segmento dos derivados de ligeiro com um citadino elétrico denominado Spring Electric Cargo, que deverá chegar em 2021. Este novo comercial elétrico destina-se às entregas urbanas de última milha, designadamente em zonas de emissões zero.

Esta nova proposta é baseada no modelo Spring Electric, tendo sido desenvolvido a partir do popular SUV Duster. A linha motriz integra um motor elétrico de 33 kW (44 cv) e uma bateria com uma capacidade de 26,8 kWh.

Dacia Spring Electric Cargo
Dacia Spring Electric Cargo

A autonomia anunciada é de 225 quilómetros em ciclo WLTP ou 295 quilómetros em ciclo WLTP City. A velocidade máxima está limitada a 125 km/h.

Várias opções de carregamento

A Dacia refere que a autonomia pode aumentar em quase 10% se for pressionado o botão Eco no tablier. Quando ativada, esta função limita a potência a 23 kW (em vez dos habituais 33 kW) e a velocidade máxima aos 100 km/h. Esta função pode ser útil em circuito urbano ou em estradas nacionais.

Para carregar a bateria, a Dacia propõe várias opções, desde a carga numa tomada de 220V através de um cabo fornecido de série, passando por uma Wallbox (sendo o cabo opcional) ou numa ligação em corrente contínua.

Em função do tipo de opção, a duração da carga bateria pode ser inferior a 14 horas numa tomada doméstica, diminuindo para menos de 8h30 ou menos de 5h00 numa wallbox de 3,7 kW ou de 7,4 kW, respetivamente.

Num posto de carregamento semirrápido de 30 kW em corrente alterna é possível recuperar até 80% da capacidade da bateria em menos de uma hora.

Imagem inspirada nos SUV

O Dacia Spring Electric Cargo possui um carroçaria do tipo SUV, como o modelo que lhe deu origem, destacando-se, naturalmente, a maior altura ao solo, as cavas das rodas mais largas, as barras de tejadilho, as proteções inferiores da dianteira e na traseira.

As suas dimensões externas garantem uma excelente compatibilidade com o meio urbano, graças a um comprimento total de 3,73 metros, a uma largura de 1,62 metros (sem retrovisores) e uma altura de 1,51 metros.

A versão comercial do Spring Electric oferece um compartimento de carga com um comprimento de 1,03 metros, que resultou da remoção dos bancos traseiros, sendo o volume útil de carga de 800 litros e a capacidade de 325 quilos.

A separação entre a área de carga e o habitáculo é assegurada por uma antepara. O piso recebe um revestimento em plástico durável e na zona ocupada pelas cavas das rodas. Para transporte da mercadoria com maior segurança estão disponíveis quatro anéis de fixação de carga.

Muitos opcionais

O habitáculo do Spring Electric Cargo oferece um espaço generoso para os dois ocupantes, que pode tirar partido de 23,1 litros de capacidade em espaços de arrumação, repartidos entre o porta-luvas, as bolsas nas portas e os espaços na consola central.

Como o preço acessível é um dos principais argumentos deste modelo será natural que a dotação de série seja limitada e a lista de opcionais extensa. No equipamento de origem está prevista a direção de assistência variável 100% elétrica, o fecho centralizado com comando à distância e os quatro vidros elétricos.

LEIA TAMBÉM
Elétrico Dacia Spring chega daqui a um ano com 225 km de autonomia

Um écran numérico de 3,5" marca presença entre os mostradores principais e o reconhecimento vocal, através do Google ou da Apple, pode ser ativado, facilmente, através de um comando colocado no volante.

Tudo o resto é opcional, incluindo o ar condicionado manual, o sistema multimédia Media Nav com ecrã tátil de sete polegadas, o comando elétrico dos retrovisores, os sensores de estacionamento e… uma verdadeira roda suplente!

O Dacia Spring Cargo deverá chegar em 2021. Este modelo beneficiará de uma garantia de 3 anos ou 100 000 kms e as baterias têm uma garantia de 8 anos ou 120 000 kms.