A Dacia prepara-se para dar a conhecer, já na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, a nova geração dos modelos Sandero e Logan. Momento antecedido, no entanto, por alguns teasers, com os quais a marca low-cost da Renault promete muitas novidades, nestas novas propostas, sem abandonarem, no entanto, o posicionamento mais acessível.
Prestes a estrearem aquela que será a sua terceira geração, tanto o hatchback Dacia Sandero, como o sedan Logan, apresentam-se, desde logo, com uma nova plataforma, a conhecida CMF-B que serve de base também ao novo Renault Clio. Sendo que, a par da adopção desta nova base, os dois modelos deverão dizer adeus, a todos os já ultrapassados elementos importados da segunda geração do Clio.
Nos teasers entretanto divulgados e embora não desvendando muito daquilo que poderemos esperar, fica a certeza de que, por exemplo, no caso do Sandero, não faltará, desde o início da comercialização, a popular versão Stepway. A qual, segundo deixam antever as imagens, poderá vir a contar, inclusivamente, com luzes diurnas em LED, sinónimo de uma nova assinatura luminosa bem mais moderna e cativante.
De resto, nas imagens já conhecidas, percebem-se, igualmente, as formas, tanto do novo Sandero, como do próximo Logan, os quais, segundo algumas fotos-espia já divulgadas na imprensa internacional, deverão passar a contar com um sistema de infoentretenimento com ecrã destacado do tablier. O qual, acrescente-se, por apresentar algumas semelhanças com o do novo Clio, ainda que, garantidamente, sem o mesmo nível de qualidade nos revestimentos... ou não fora a Dacia uma marca assumidamente low-cost!
LEIA TAMBÉM
Chegou o novo Dacia Sandero e Sandero Stepway
Quanto a motorizações, o mais certo é que ambos os modelos passam a dispor, praticamente, das mesmas motorizações do Clio, à excepção, talvez, do novo tricilíndrico 1.3 Turbo a gasolina, ou até mesmo do quatro cilindro de 130 cv. Sendo que, existe, no entanto, a esperança de que os dois, ou até mesmo apenas um, dos modelos Dacia, possa vir a contar com a mesma motorização híbrida do Clio E-Tech.
Assim, certa, parece ser a presença do tricilíndrico 1.0, nas variantes naturalmente aspirada e Turbo, com 65 e 100 cv, assim como de um turbodiesel 1.5 dCi com potências de 85 e 115 cv.
No entanto, certezas absolutas, só mesmo após a apresentação oficial dos dois novos Sandero e Logan, já na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro...