Dacia prepara sucessor do Spring já para o próximo ano

O CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, confirmou que a Dacia já iniciou o desenvolvimento de um novo sucessor do Spring. O novo EV estará intimamente relacionado com o próximo Renault Twingo, construído na Europa, e que está planeado para meados de 2026.

A Dacia já iniciou o desenvolvimento de um novo citadino elétrico para a Europa, declarou Luca de Meo, o CEO do Grupo Renault.

O novo veículo citadino será muito próximo do futuro Renault Twingo e está a ser concebido como um sucessor do Dacia Spring.

O novo citadino da fabricante romena será construído na Europa, ao contrário do modelo atual, que é importado da China. Desta forma, evita as tarifas de importação impostas às propostas aí construídas e aumenta a sua rentabilidade.

De Meo revelou, ainda, que o novo modelo está planeado para ter um preço inferior a 18.000 euros. “Estamos a preparar-nos para dar um passo em frente em termos de acessibilidade dos veículos elétricos”, afirmou o diretor-executivo do Grupo Renault.

O Spring atual é baseado no Renault City K-ZE comercializado no mercado chinês, que foi lançado em 2019, com a plataforma CMF-A do Grupo Renault, concebida para os mercados emergentes.

O novo carro está, no entanto, a ser desenvolvido em conjunto com o futuro Twingo, com o qual deverá partilhar a plataforma Ampr Small. Uma versão da arquitetura na qual assentam os Renault 4 e 5.

Desta forma, beneficiará de uma drástica redução de custos de produção em todo o Grupo Renault. De Meo disse que o Twingo custará 40% menos a construir do que o Renault 5, por utilizar cerca de 30% menos componentes.

Pronto em apenas 16 meses

Ainda sobre o sucessor do Spring, De Meo  garantiu que deverá ser desenvolvido e apresentado à comercialização em apenas 16 meses. “Desafio qualquer marca no mundo a fazer isso”, acrescentou.

Recorde-se que, presentemente, o tempo de pesquisa e desenvolvimento de um novo automóvel costuma demorar, em média, entre três a quatro anos.

No entanto e a concretizar-se o anúncio de De Meo, o rápido processo de gestação de 16 meses fará do sucessor do Spring o modelo do Grupo Renault com o desenvolvimento mais rápido, até à data.

O modelo será, também, o primeiro produto da nova iniciativa “Leap 100”, a qual tem como objetivo estabelecer uma janela de desenvolvimento de 100 semanas para todos os novos carros do Grupo Renault. “Passámos para a velocidade da China”, afirmou de Meo.

  • Futuro Renault Twingo elétrico mostra o interior

    ID: 204427 | 952124329

Quando chega?

O futuro citadino elétrico da Dacia fará parte de uma expansão significativa da gama da marca romena.

De acordo com os prazos apresentados por de Meo, deverá ser lançado já em meados de 2026, cerca de um ano antes da Dacia apresentar a terceira geração do Sandero, que irá ser comercializado, pela primeira vez, como proposta 100% elétrica.