A Dacia irá substituir o modelo Lodgy por um SUV de sete lugares, equipado com avançados sistemas de segurança e uma motorização híbrida de 140 cv. O novo modelo deve ser estreado em meados de 2021 e não terá opção diesel.
O aumento da popularidade dos SUV teve como consequência uma diminuição das vendas dos monovolumes de dimensões médias e grandes, que têm sido substituídos por modelos de tipologia SUV ou baseados em furgões de passageiros.
Uma das vítimas desta tendência será o Dacia Lodgy, o monovolume pequeno da marca romena, lançado em 2012. Segundo Marc Suss, responsável de produto da Dacia, os veículos de tipologia MPV já não são tão populares como foram no passado.
Para uma marca que aposta em veículos simples e fiáveis, o novo SUV de sete lugares representa um novo desafio, uma vez que será o primeiro modelo híbrido da Dacia, baseado na plataforma do Sandero.
Motorização híbrida
Além da nova motorização, o novo SUV da Dacia vai receber um conjunto de equipamentos de segurança como a travagem automática de emergência, alertas de ângulo morto, assistência de arranque em subida, travão de estacionamento elétrico, entre outros.
LEIA TAMBÉM
Dacia Lodgy com fila modular: aqui cabe toda a família!
O novo SUV da Dacia será equipado com um motor híbrido de 1,6 litros com 140 cv, já conhecido do Renault Clio. O sistema híbrido será menos complicado por uma questão de custos de manutenção, pelo que não deverá contar com regeneração da energia durante as travagens.
Além disso, este movo modelo também não terá uma opção diesel. A apresentação da nova proposta da marca romena está prevista para meados de 2021.