MPV de sete lugares mais acessível do mercado, o Dacia Jogger aposta na modularidade para ocupar um espaço deixado vago por uma concorrência que se focou nos SUV. A versão mais equipada é a série limitada SL Extreme que apresenta apontamentos de estilo oriundos do universo dos SUV.
Apostando numa estratégia de disponibilizar automóveis por um preço justo e sem quaisquer elementos supérfluos, a Dacia tem vindo a conseguir conquistar clientes que apenas querem viaturas simples, robustas, funcionais e acessíveis.
A estratégia está a dar frutos em muitos mercados europeus, incluindo o português, onde a marca conseguiu tornar-se na sétima mais vendida nos primeiros nove meses de 2022 e em setembro foi mesmo a quarta com maior número de unidades matriculadas. A isto há a juntar a liderança nas vendas a particulares.
A aposta no essencial está patente no novo Jogger, um veículo assumidamente familiar que procura fazer a síntese entre a carroçaria de uma station-wagon e de um monovolume para oferecer um amplo espaço interior e uma elevada modularidade.
Série especial SL Extreme
Com comprimento exterior de 4,54 metros e uma distância entre-eixos de 2,90 metros, o Dacia Jogger apresenta ainda a linguagem atual de design da marca, destacando-se a secção dianteira dominada por uma grelha larga, os guarda-lamas bem demarcados, que estendem as rodas até aos quatro cantos do veículo e o capot horizontal e nervurado.
As rodas grandes e o spoiler traseiro reforçam a sensação de dinamismo. Por seu lado, as luzes traseiras verticais sublinham a largura do portão da bagageira. A linha de cintura enfatiza a linha de ombros do guarda-lamas traseiro, conferindo uma sensação de robustez até ao topo das rodas.
LEIA TAMBÉM
Até 2030. Audi A4 e A6 vão tornar-se exclusivamente elétricos
A série especial SL Extreme acrescenta apontamentos estéticos inspirados nos SUV, incluindo o revestimento a preto das barras de tejadilho, dos espelhos retrovisores e as jantes de liga leve. As proteções dianteiras e traseiras, em Megalith Grey, proporcionam contraste adicional. Outra característica distintiva é o badge identificativo à frente e nas jantes e embaladeiras das portas.
Interior
O habitáculo pode acomodar até sete ocupantes, distribuídos em três filas de bancos numa configuração 2+3+2, enquanto o volume útil na bagageira pode ir dos 160 litros (sete lugares) aos 1817 litros (dois lugares).
A segunda fila de bancos conta com dois tabuleiros com porta-copos, que se estendem por 70 mm para se adequarem a passageiros de todos os tamanhos e a todas as suas necessidades. A terceira fila de assentos permite acomodar perfeitamente dois adultos, quando a maioria das propostas deste género se destinam mais a crianças ou a pessoas de estatura mais baixa.
VEJA GALERIA DE IMAGENS
[cycloneslider id="dacia-jogger-extreme_interior"]O desenho do painel de bordo é bastante lógico e os comandos do ar condicionado são de fácil alcance. O sistema de controlo automático da climatização é particularmente simples de operar.
Embora constituído por plásticos duros, o painel de bordo até tem um aspeto agradável, o que também se deve aos revestimentos em tecido que estão presentes no habitáculo, assim como às molduras cromadas nas saídas da ventilação, puxadores das portas e comandos.
A série especial SL Extreme recebe um acabamento exclusivo, destacando-se a costura vermelha nos bancos e os frisos cromados nos painéis das portas dianteiras. O equipamento de série inclui ar condicionado automático, suporte amovível para smartphone, travão de estacionamento elétrico, cartão mãos livres, câmara traseira, mesas tipo avião para os passageiros traseiros, regulador e limitador de velocidade, sensores de luminosidade e chuva, entre outros.
A unidade ensaiada estava equipada com o sistema opcional Media NAV, que inclui sistema de navegação, rádio DAB, replicação de smartphone por WiFi, ligação Bluetooth, ecrã tátil de oito polegadas e cartografia da Europa Ocidental.
Mecânica
A altura interior do Jogger é mais do que suficiente para a maioria dos condutores e como sucede com a maioria dos MPV a posição atrás do volante é mais elevada do que num automóvel familiar, com reflexos positivos ao nível da visibilidade dianteira.
O Dacia Jogger recebeu um motor a gasolina de três cilindros com 998 cc, sobrealimentado, que desenvolve uma potência de 110 cv e um binário de 190 Nm às 1750 rpm, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades, bem escalonada e precisa. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras.
[cycloneslider id="dacia-jogger-extreme_exterior"]O motor de três cilindros do Jogger oferece um comportamento típico destas motorizações de baixa cilindrada, estando perfeitamente adequado para uma utilização de cariz familiar. Aliás, o valor da aceleração dos 0 aos 100 km/h de 11,2 segundos também não deixa grandes dúvidas neste capítulo.
Será de referir que a entrega de potência é feita de forma algo abrupta, com alguma lentidão na resposta a baixas rotações até o turbocompressor entrar em ação. Como consequência não será a forma mais suave de viajar nem a mais silenciosa porque este propulsor também se revelou ruidoso.
Muitos opcionais
Uma solução para evitar esta situação será o recurso ao botão "Eco" no painel de bordo, já que torna a resposta do motor mais suave e também melhora o consumo de combustível, com o computador de bordo a indicar, no final do ensaio, uma média combinada de 6,2 l/100 km, isto é, mais 0,5 l/100 km do que o anunciado pela marca.
A suspensão, por seu lado, digere com bastante eficácia as irregularidades dos pisos e contribui decisivamente para controlar o rolamento da carroçaria em curva, tornando as viagens mais confortáveis para os ocupantes. O sistema de travagem é potente e progressivo, garantindo uma maior segurança na condução.
Neste último capítulo, o Dacia Jogger também conta com alguns sistemas de assistência, embora alguns deles estejam integrados no opcional Pack Comfort II, que integra o sistema de travagem assistida, o alerta de ângulo e o sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro.
Veredicto
Disponível a partir de 18.500 euros, o Dacia Jogger constitui uma das propostas mais racionais do mercado para quem pretende um veículo familiar e acessível que permita levar a bordo até sete ocupantes.
A inclusão de alguns equipamentos opcionais de conforto e segurança presentes na unidade ensaiada pode fazer o valor final para os 20.330 euros, mas continua a ser um valor competitivo face a concorrentes diretos de sete lugares com motorização de combustão como o Volkswagen Touran, o Volkswagen Caddy ou o Ford Tourneo Connect.
DACIA JOGGER SL EXTREME TCE 110 7 LUG
Motor Gasolina 3 cil. em linha 998 cc
Potência 110 cv das 5000 - 5250 rpm
Binário máximo 200 Nm das 2900 - 3500 rpm
Transmissão Dian, Man 6 vel.
Comp./Alt./Larg. 4,55/1,78/1,63 m
Dist. entre eixos 2,89 m
Peso 1280 kg
Bagageira 160 - 1817 l
Acel. 0-100 km/h 11,2s
Vel. máx. 183 km/h
Consumo (WLTP) 5,7 [6,2*] l/100 km
Emissões de CO2 (WLTP) 135 g/km
* Medições TURBO
GOSTÁMOS
- Preço
- Sete lugares
- Equipamento
NÃO GOSTÁMOS
- Motor ruidoso
- Visibilidade traseira
- Bagageira (com sete lugares)