Dacia Jogger SL Extreme TCE 110. MPV de sete lugares mais acessível do mercado

MPV de sete lugares mais acessível do mercado, o Dacia Jogger aposta na modularidade para ocupar um espaço deixado vago

MPV de sete lugares mais acessível do mercado, o Dacia Jogger aposta na modularidade para ocupar um espaço deixado vago por uma concorrência que se focou nos SUV. A versão mais equipada é a série limitada SL Extreme que apresenta apontamentos de estilo oriundos do universo dos SUV.  

Apostando numa estratégia de disponibilizar automóveis por um preço justo e sem quaisquer elementos supérfluos, a Dacia tem vindo a conseguir conquistar clientes que apenas querem viaturas simples, robustas, funcionais e acessíveis. 

A estratégia está a dar frutos em muitos mercados europeus, incluindo o português, onde a marca conseguiu tornar-se na sétima mais vendida nos primeiros nove meses de 2022 e em setembro foi mesmo a quarta com maior número de unidades matriculadas. A isto há a juntar a liderança nas vendas a particulares.

A distância entre eixos de 2,89 metros as jantes de 16 polegadas garantem uma elevada estabilidade, enquanto alguns apontamentos estéticos transmitem uma imagem mais desportiva e radical, apesar do caráter assumidamente familiar

A aposta no essencial está patente no novo Jogger, um veículo assumidamente familiar que procura fazer a síntese entre a carroçaria de uma station-wagon e de um monovolume para oferecer um amplo espaço interior e uma elevada modularidade. 

Série especial SL Extreme

Com comprimento exterior de 4,54 metros e uma distância entre-eixos de 2,90 metros, o Dacia Jogger apresenta ainda a linguagem atual de design da marca, destacando-se a secção dianteira dominada por uma grelha larga, os guarda-lamas bem demarcados, que estendem as rodas até aos quatro cantos do veículo e o capot horizontal e nervurado. 

As rodas grandes e o spoiler traseiro reforçam a sensação de dinamismo. Por seu lado, as  luzes traseiras verticais sublinham a largura do portão da bagageira. A linha de cintura enfatiza a linha de ombros do guarda-lamas traseiro, conferindo uma sensação de robustez até ao topo das rodas. 

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A série especial SL Extreme acrescenta apontamentos estéticos inspirados nos SUV, incluindo o revestimento a preto das barras de tejadilho, dos espelhos retrovisores e as jantes de liga leve. As proteções dianteiras e traseiras, em Megalith Grey, proporcionam contraste adicional. Outra característica distintiva é o badge identificativo à frente e nas jantes e embaladeiras das portas. 

Interior

O habitáculo pode acomodar até sete ocupantes, distribuídos em três filas de bancos numa configuração 2+3+2, enquanto o volume útil na bagageira pode ir dos 160 litros (sete lugares) aos 1817 litros (dois lugares).

A segunda fila de bancos conta com dois tabuleiros com porta-copos, que se estendem por 70 mm para se adequarem a passageiros de todos os tamanhos e a todas as suas necessidades. A terceira fila de assentos permite acomodar perfeitamente dois adultos, quando a maioria das propostas deste género se destinam mais a crianças ou a pessoas de estatura mais baixa.

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O desenho do painel de bordo é bastante lógico e os comandos do ar condicionado são de fácil alcance. O sistema de controlo automático da climatização é particularmente simples de operar. 

Embora constituído por plásticos duros, o painel de bordo até tem um aspeto agradável, o que também se deve aos revestimentos em tecido que estão presentes no habitáculo, assim como às molduras cromadas nas saídas da ventilação, puxadores das portas e comandos.

 A série especial SL Extreme recebe um acabamento exclusivo, destacando-se a costura vermelha nos bancos e os frisos cromados nos painéis das portas dianteiras. O equipamento de série inclui ar condicionado automático, suporte amovível para smartphone, travão de estacionamento elétrico, cartão mãos livres, câmara traseira, mesas tipo avião para os passageiros traseiros, regulador e limitador de velocidade, sensores de luminosidade e chuva, entre outros. 

A unidade ensaiada estava equipada com o sistema opcional Media NAV, que inclui sistema de navegação, rádio DAB, replicação de smartphone por WiFi, ligação Bluetooth, ecrã tátil de oito polegadas e cartografia da Europa Ocidental.

Mecânica

A altura interior do Jogger é mais do que suficiente para a maioria dos condutores e como sucede com a maioria dos MPV a posição atrás do volante é mais elevada do que num automóvel familiar, com reflexos positivos ao nível da visibilidade dianteira. 

O Dacia Jogger recebeu um motor a gasolina de três cilindros com 998 cc, sobrealimentado, que desenvolve uma potência de 110 cv e um binário de 190 Nm às 1750 rpm, estando associado a uma caixa manual de seis velocidades, bem escalonada e precisa. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras. 

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O motor de três cilindros do Jogger oferece um comportamento típico destas motorizações de baixa cilindrada, estando perfeitamente adequado para uma utilização de cariz familiar. Aliás, o valor da aceleração dos 0 aos 100 km/h de 11,2 segundos também não deixa grandes dúvidas neste capítulo.

Será de referir que a entrega de potência é feita de forma algo abrupta, com alguma lentidão na resposta a baixas rotações até o turbocompressor entrar em ação. Como consequência não será a forma mais suave de viajar nem a mais silenciosa porque este propulsor também se revelou ruidoso.

Muitos opcionais

Uma solução para evitar esta situação será o recurso ao botão "Eco" no painel de bordo, já que torna a resposta do motor mais suave e também melhora o consumo de combustível, com o computador de bordo a indicar, no final do ensaio, uma média combinada de 6,2 l/100 km, isto é, mais 0,5 l/100 km do que o anunciado pela marca. 

O suporte removível para smartphone é de série na edição especial SL Extreme, mas o sistema Media Nav com ecrã tátil de oito polegadas já integra a lista de opcionais

A suspensão, por seu lado, digere com bastante eficácia as irregularidades dos pisos e contribui decisivamente para controlar o rolamento da carroçaria em curva, tornando as viagens mais confortáveis para os ocupantes. O sistema de travagem é potente e progressivo, garantindo uma maior segurança na condução.

Neste último capítulo, o Dacia Jogger também conta com alguns sistemas de assistência, embora alguns deles estejam integrados no opcional Pack Comfort II, que integra o sistema de travagem assistida, o alerta de ângulo e o sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro. 

Veredicto

Disponível a partir de 18.500 euros, o Dacia Jogger constitui uma das propostas mais racionais do mercado para quem pretende um veículo familiar e acessível que permita levar a bordo até sete ocupantes. 

A inclusão de alguns equipamentos opcionais de conforto e segurança presentes na unidade ensaiada pode fazer o valor final para os 20.330 euros, mas continua a ser um valor competitivo face a concorrentes diretos de sete lugares com motorização de combustão como o Volkswagen Touran, o Volkswagen Caddy ou o Ford Tourneo Connect.

Os dois lugares da terceira fila permitem acomodar adultos

DACIA JOGGER SL EXTREME TCE 110 7 LUG

Motor Gasolina 3 cil. em linha 998 cc
Potência 110 cv das 5000 - 5250 rpm
Binário máximo 200 Nm das 2900 - 3500 rpm
Transmissão Dian, Man 6 vel.
Comp./Alt./Larg. 4,55/1,78/1,63 m
Dist. entre eixos 2,89 m
Peso 1280 kg 
Bagageira 160 - 1817 l
Acel. 0-100 km/h 11,2s
Vel. máx. 183 km/h
Consumo (WLTP) 5,7 [6,2*] l/100 km
Emissões de CO2 (WLTP) 135 g/km

* Medições TURBO

GOSTÁMOS

- Preço
- Sete lugares
- Equipamento

NÃO GOSTÁMOS

- Motor ruidoso
- Visibilidade traseira
- Bagageira (com sete lugares)