Com três novos modelos na calha e planos para atingir as 500 mil unidades/anos, a Cupra encara o próximo triénio com confiança. Terramar, Tavascan e UrbanRebel são os modelos que vão sustentar a expansão da Cupra para novos segmentos e mercados.
Embora tenham estreia marcada para 2024 nos concessionários da marca espanhola, ainda pouco se conhece do Cupra Terramar e Cupra Tavascan. O primeiro será um SUV com motores de combustão e versões híbridas. Estas utilizarão a mais recente geração de tecnologias Plug-in para oferecerem 100 km de autonomia em modo EV.
"Partindo do ponto de vista de quem se senta atrás do volante criámos uma experiência de condução única, graças ao interior orientado para o condutor. Resumindo são 4,5 metros de SUV, com DNA Cupra, pronto para agitar um dos segmentos mais competitivos", afirmou Jorge Diez, diretor de design da Cupra.
O segundo modelo elétrico da Cupra, o primeiro foi o Born, vai chamar-se Tavascan. Apresenta-se como um SUV coupé desenvolvido sobre a plataforma MEB do Grupo VW. Como não foi revelada mais nenhuma informação, podemos apenas especular que possa recorrer a soluções idênticas conhecidas de modelos como o Audi Q4 e-tron, Skoda Enyaq ou VW ID.4.
Cupra UrbanRebel
Provavelmente o modelo mais esperado, o Cupra UrbanRebel só vai chegar ao mercado em 2025. Ocupou o centro do palco onde a família foi apresentada, mas vestia ainda carroçaria de protótipo. Não tinha puxadores nas portas e o interior era apenas para enfeitar.
Sabe-se apenas que vai usar a versão curta da arquitetura MEB, com o comprimento a não ultrapassar os 4,03 metros. O motor de 226 cv promete lançar o UrbanRebel até aos 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Dependendo da versão, a autonomia pode chegar aos 440 km.
Estes modelos completam um portefólio onde já pontuam nomes sonantes como o elétrico Born ou o campeão de vendas Formentor.