Versões e preços. Cupra Terramar já chegou a Portugal

O mais recente SUV desportivo da Cupra, o Terramar, já está disponível para encomenda em Portugal, com duas versões e preços a partir de 42 075€.

Exibindo um design inquestionavelmente arrojado, que a marca espanhola diz ser inspirado no autódromo catalão de Sitges-Terramar, o novo SUV da Cupra, que vai também buscar o nome a este circuito, anuncia-se como um concorrente directo e interno (são ambos produtos do grupo Volkswagen) do Volkswagen Tiguan, fruto não apenas da utilização da mesma base técnica, desenvolvida a partir da plataforma MQB Evo, como também de dimensões exteriores semelhantes e que passam pelos 4,52 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura.

No interior, o Terramar promete aproveitar os 2,68 m de distância entre eixos para garantir uma habitabilidade mais familiar, além de bons níveis de funcionalidade e bem-estar, graças, também, a um ambiente marcado pela sustentabilidade dos materiais, acrescida de factores igualmente valorizados hoje em dia, como é o caso da tecnologia e digitalização.

Neste domínio, o SUV catalão socorre-se de um cockpit digital de 10,25”, mais um sistema de infotainment com ecrã táctil de 12,9” e barra táctil retroiluminada, conectividade Apple CarPlay/Android Auto e sistema de som Seinnheiser com tecnologia AMBEO, além de uma série de sistemas avançados de assistência ao condutor e segurança.

É o caso, por exemplo, do Cruise Control Adaptativo e Preditivo (ACC), o sistema de manutenção na faixa de rodagem (Travel Assist), assistente de mudança de faixa (Side Assist), alerta de aproximação de trânsito na lateral (Exit Warning), a travagem autónoma de emergência (Emergency Assist) e do alerta de cansaço e desatenção do condutor (Attention e Drowsiness Assist). Mas também dos novos faróis Cupra Matrix LED Ultra com nova assinatura luminosa.

Duas motorizações

Como motores, soluções que combinam a combustão com a eletrificação, com o mercado nacional a receber duas opções: um Mild-Hybrid de 48V, traduzido num 1.5 eTSI de 150 cv e caixa automática DSG de sete velocidades, mais um Plug-in Hybrid, sinónimo de 1.5 e-HYBRID de 272 cv com caixa DSG de 6 relações. Este último, a aproveitar, também, a presença de uma bateria de 19,7 kWh, que promete garantir uma autonomia elétrica acima dos 100 km, sendo que, uma vez esgotada a energia, será preciso 2h30m para repor a totalidade da capacidade, numa tomada AC de 11 kW. Assim como não mais que 26 minutos, para recuperar, dos 10 para os 80% de capacidade, quando num posto de carga DC de 50 kW.

A somar às motorizações, a promessa de uma dinâmica verdadeiramente desportiva, alicerçada numa suspensão dianteira McPherson e traseira Multilink, de cariz mais desportivo e que coloca o SUV espanhol 10 mm mais baixo, soluções a que se junta uma direcção progressiva cuja assistência se adequa à velocidade, Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) e, embora dependendo da versão, jantes de 18 ou 19 polegadas. Sendo que, no caso da versão de topo VZ e-Hybrid 272 cv, também podem ser de 20”, a acompanhar uns igualmente opcionais travões de performance Akebono.

A partir de 43 mil euros

Produzido na fábrica da Audi em Györ, na Hungria, o Cupra Terramar está já disponível em Portugal com preços de entrada de 43 218€ (1.5 eTSI 150cv DSG) e 56 635€ (VZ e-Hybrid 272cv DSG).