Até aqui com uma produção exclusiva para para o gigantesco mercado chinês, a Volkswagen prepara-se para passar a fornecer os mercados europeus, também com veículos produzidos na China. Mais concretamente, um dos próximos modelos elétricos da espanhola Cupra, o Tavascan.
A notícia foi avançada pela Automotive News Europe, que terá tido acesso a informações divulgadas por fontes não identificadas do grupo automóvel alemão, segundo as quais a decisão de "importar" veículos das fábricas chinesas, terá a ver com limitada capacidade de produção das linhas de montagem europeias.
Até aqui um dos poucos fabricantes automóveis com fábricas na China que não utilizavam parte desta produção para abastecer a Europa, o Grupo Volkswagen muda, assim, a sua estratégia. Começando pela Cupra e o seu Tavascan.
"A fábrica de Anhui é a fábrica com a capacidade e tecnologia certas, neste momento em que programamos a produção", anunciou o Volkswagen Group em comunicado. Não deixando de acrescentar que não está nos seus planos, pelo menos para já, de exportar outros modelos, de outras marcas do grupo, da China.
Sobre o Cupra Tavascan propriamente dito, vale a pena recordar que se trata de um crossover elétrico apresentado, pela primeira vez, em 2019, com o objectivo mais tarde anunciado de iniciar comercialização em 2024.
LEIA TAMBÉM
Europa. Volkswagen Group já vende mais elétricos do que a Tesla
Baseado na conhecida plataforma MEB do grupo alemão, o Tavascan anuncia-se com uma configuração de dois motores elétricos, a debitarem em conjunto cerca de 300 cv de potência naquela que será a sua versão mas potente.
Neste momento e depois de ter apresentado, de forma oficial, a versão de produção do crossover, a Cupra tem já a decorrer a fase de testes de estrada com o Tavascan, com vista ao seu apuramento até ao momento do lançamento no mercado.
O modelo faz, de resto, parte da estratégia de eletrificação que se prolonga até 2025 e da qual fazem igualmente parte dois outros modelos eletrificados: o UrbanRevel e o Terramar.