Mais do que a nova imagem de família Cupra, com o capot alongado a exibir o logo da marca, por troca com a grelha, e a nova assinatura visual de triângulos, é o sistema híbrido plug-in e-Hybrid que torna o Leon Sportstourer VZ realmente único. Há uma versão com 204 cv (46 748 €), mas é a mais potente que melhor assenta na carrinha Cupra Leon. O bloco de quatro cilindros 1.5 TSI é comum às duas motorizações, tal como a máquina elétrica de 116 cv, a bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis) e a caixa DSG de sete velocidades.
De bom grado trocamos os 10 km que a versão menos potente adiciona à autonomia EV pela dinâmica dos 272 cv e 400 Nm deste Leon Sportstourer VZ e-Hybrid. O binário chega sem demoras ao eixo dianteiro deixando os pneus Hankook Ventus S1 Evo3 235/35 R19 em apuros para encontrar aderência sobre o asfalto polido e cheio de pó do verão. Apesar de ser eficiente a atuar sobre a roda interior, a eletrónica não consegue disfarçar por completo as perdas de motricidade nas zonas encadeadas. Quem também se faz notar é a bateria. O centro de gravidade pode ser baixo, mas não deixa de empurrar a carrinha Leon para fora da trajetória.