Cupra Leon VZ e-Hybrid: O segredo está na bateria

Com a bateria de 25,7 kWh a garantir mais de 120 km de autonomia EV, o Leon VZ e-Hybrid não tem rivais entre os PHEV do segmento médio. Os 272 cv também não têm rival, tal como os consumos de 0,5 l/100 km.

Com a bateria de 25,7 kWh a garantir mais de 120 km de autonomia EV, o Leon VZ e-Hybrid não tem rivais entre os PHEV do segmento médio. Os 272 cv também não têm rival, tal como os consumos de 0,5 l/100 km.

Mais do que a nova imagem de família Cupra, com o capot alongado a exibir o logo da marca, por troca com a grelha, e a nova assinatura visual de triângulos, é o sistema híbrido plug-in e-Hybrid que torna o Leon Sportstourer VZ realmente único. Há uma versão com 204 cv (46 748 €), mas é a mais potente que melhor assenta na carrinha Cupra Leon. O bloco de quatro cilindros 1.5 TSI é comum às duas motorizações, tal como a máquina elétrica de 116 cv, a bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh úteis) e a caixa DSG de sete velocidades.

De bom grado trocamos os 10 km que a versão menos potente adiciona à autonomia EV pela dinâmica dos 272 cv e 400 Nm deste Leon Sportstourer VZ e-Hybrid. O binário chega sem demoras ao eixo dianteiro deixando os pneus Hankook Ventus S1 Evo3 235/35 R19 em apuros para encontrar aderência sobre o asfalto polido e cheio de pó do verão. Apesar de ser eficiente a atuar sobre a roda interior, a eletrónica não consegue disfarçar por completo as perdas de motricidade nas zonas encadeadas. Quem também se faz notar é a bateria. O centro de gravidade pode ser baixo, mas não deixa de empurrar a carrinha Leon para fora da trajetória.

Nada de preocupante ou que não se resolva com um golpe de direção e acelerador. Apenas uma evidência de que os ganhos em eficiência não são isentos de custos. A suspensão independente nos dois eixos prefere as curvas longas em apoio, onde aguenta velocidades elevadas sem vacilar. Os travões Brembo também estão bem dimensionados para as necessidades do Leon Sportstourer VZ e-Hybrid.

Poupança inesperada

Mudando o chip para um modo de condução mais tranquila, trocando as opções Performance e Cupra pelo Comfort, a carrinha Leon PHEV é capaz de percorrer uns sólidos 90 km em modo emissões zero. Com esta autonomia não é de admirar que o consumo dos primeiros 100 km seja de 0,5 l/100 km e 17,6 kWh/100 km. Trocando o modo elétrico pelo híbrido, o Leon mantem a frugalidade, com uma média de 2,3 l/100 km e 15 kWh/100 km.

Tendo iniciado o exercício com a bateria cheia chegou ao final com 22% de capacidade e 24 km de autonomia EV. Valores totalmente fora do alcance do concorrente direto Peugeot 308 SW Plug-in Hybrid 225 (44 250 €). O novo sistema e-Hybrid, não só utiliza uma bateria de maior capacidade, como pode ser carregado até 50 kW. Em casa, a wallbox também aumentou a potência dos 3,6 kW para os 11 kW.

No interior, a renovação do Leon inclui um ecrã central de maiores dimensões, com uma diagonal de 12,9 polegadas. A apresentação segue o esquema da VW, com excessiva dependência dos comandos táteis. A alternativa é o volante, onde se encontra o botão de arranque. Na consola central encontra-se apenas o seletor da caixa e alguns espaços de arrumação. Um destes inclui um carregador sem fios com 15 W e refrigeração.

No final há uma questão que prevalece: não será a versão de 204 cv a mais racional? Provavelmente. Felizmente para nós, os automóveis ainda mantêm uma forte componente emocional e nesta o Cupra Leon Sportstourer VZ e-Hybrid não dá hipótese.

VEREDITO

Com 272 cv e 400 Nm de binário, a versão VZ é a mais desportiva da gama Cupra Leon Sports Tourer e-Hybrid. Os 90 km de autonomia elétrica real garantem a maioria das deslocações quotidianas sem necessidade de queimar combustível fóssil. Como escrevemos, há uma versão menos potente e mais eficiente. É muito interessante, mas esta é mais emocionante.

FICHA TÉCNICA

Cupra Leon Sportstourer VZ e-Hybrid

PREÇO 50 548 € (61 805 € versão ensaiada)

MOTOR Gasolina 4 cil. 1498 cc (Híbrido Plug-In)

POTÊNCIA 272 cv (200 kW)/5500-6000 rpm

BINÁRIO 400 Nm/1500-4000 rpm

CAIXA Auto 7 vel.

TRAÇÃO Dianteira

ACEL. 0-100 km/h 7,3 seg.

VEL. MAX. 229 km/h

CONSUMO 2,3 l/100 km (0,5 l*)

CAPACIDADE DA BATERIA 25,7 (19,7 úteis) kWh

AUTONOMIA ELÉT. 90 km (122 km*)

TEMPO DE CARGA (50 kW) 26 min

COMP. 4,66 LARG.1,80 ALT 1,46 m

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 2,68 m

BAGAGEIRA 470 l

*Medições Turbo

GOSTÁMOS

NÃO GOSTÁMOS

  • Autonomia
  • Consumos
  • Prestações
  • Preço
  • Poucos comandos físicos